CULINÁRIA; APRENDA A FAZER CINCO BOLINHOS SALGADOS PARA O HAPPY HOUR

Há receitas com carne, mandioca, feijoada e peixe.

O happy hour merece petiscos bem gostosos. Uns bolinhos, com cara de boteco, trazem um ar descontraído para o encontro e combinam super bem com um drink geladinho.

Por isso, o g1 selecionou cinco receitas de bolinhospara o happy hour. Para quem gosta dos recheados, tem o tradicional de mandioca com carne seca. A carne de panela ou a feijoada do dia anterior podem render saborosos massas para um bolinho. Já a carne moída é para outra receita. Há quem também prefira o bolinho de peixe, bem temperado e que pode ser servido com um toque de limão (veja os detalhes das receitas abaixo).



BOLINHO DE CARNE DE PANELA

O bolinho de carne de panela tem o sabor da comida brasileira. O chef de cozinha Douglas Moreira criou um bolinho que leva vinho tinto e temperos especiais dão sabor à carne, a estrela do petisco. Ele ensinou o passo a passo da receita e sugere bebidas artesanais para acompanhar com os bolinhos.



RECEITA; Vinho tinto e temperos especiais dão sabor para a carne, que é a estrela do petisco.


Inspirado na original comida brasileira, o chef de cozinha Douglas Moreira criou um bolinho de carne de panela. O vinho tinto e os temperos especiais dão sabor a carne, que é a estrela do petisco. Para ficar crocante, o bolinho ainda passa por dois tipos de farinha. O chef Douglas trabalha em uma cervejaria em Santos, no litoral de São Paulo, e sugere bebidas artesanais para acompanhar com os bolinhos e formar uma combinação perfeitamente brasileira.


INGREDIENTES

- 500 gramas de carne bovina (patinho)

- meia cebola picada

- dois dentes de alho picados

- 250 ml de vinho tinto

- 150 gramas de extrato de tomate

- óleo para fritar

- sal a gosto

- pimenta do reino a gosto

- tempero de ervas a gosto (páprica doce, páprica picante, tomilho, alecrim, cebola e alho em pó)

- 250 ml de água

- 350 ml de leite

- 250 gramas de farinha de trigo

- 1 ovo

- farinha de rosca para empanar

- amido de milho para empanar


MODO DE PREPARO

Coloque a carne em cubos com o óleo, cebola picada e alho picado na panela de pressão. Deixe a carne dourar com a panela ainda com a tampa aberta. Adicione o sal e a pimenta do reino a gosto, o tempero especial a base de ervas (veja acima) e o extrato de tomate. Misture bem e, em seguida, despeje o vinho tinto e a água. Deixe o vinho reduzir um pouco e, depois, tampe a panela e deixe a carne cozinhar por cerca de 30 minutos.

Após o cozimento, desfie a carne. Misture o leite e a farinha de trigo e despeje na panela onde está a carne. Mexa bastante até que incorpore bem. Passe para uma travessa e leve a geladeira por cerca de 1 hora.

Para montar os bolinhos, retire a massa da geladeira e faça os bolinhos com a ajuda de uma colher. O cozinheiro recomenda bolinhos de 30 a 35 gramas. Passe os bolinhos no amido de milho, no ovo e, por último, na farinha de rosca.

Esquente o óleo em uma panela e deixe atingir a temperatura de 160 a 180 graus. Coloque os bolinhos para fritar e retire quando estiverem bem dourados. Coloque-os sob um papel toalha para absorver o óleo e sirva.


BOLINHO DE FEIJOADA

A cozinheira Sabrina Costa da Silva ensinou o g1 a fazer um delicioso bolinho de feijoada. A receita rende uma porção de até 15 bolinhos e pode ser feita com o feijão preto cozido, que sobrou da feijoada.


RECEIRTA; Receita rende uma porção de até 15 bolinhos.


A cozinheira Sabrina Costa da Silva, que trabalha em um bar em Santos, no litoral de São Paulo, ensinou o G1 a fazer um delicioso bolinho de feijoada. A receita rende uma porção de até 15 bolinhos e pode ser feita com o feijão preto cozido que sobrou da feijoada.


INGREDIENTES 

- 500 g feijão preto cozido

- 200 g de couve

- 50 g bacon

- 3 dentes de alho

- polvilho azedo

- 140 g de farinha de mandioca

- meia xícara de farinha de rosca


MODO DE PREPARO

Se for usar o feijão que sobrou da feijoada, separe os grãos das carnes. Bata o feijão cozido no liquidificador ou em um processador com meia xícara de água.

Em uma panela, refogue o azeite e o alho e, em seguida, despeje o feijão batido. Mexa bastante. Após ferver, aos poucos, jogue a farinha de mandioca até formar uma massa que desgrude da panela. Deixe esfriar e jogue um pouco de polvilho azedo na massa. Misture bem com as mãos ou com uma colher. Deixe a massa descansando.

Para o recheio, refogue a couve com azeite e alho. Já o bacon, refogue apenas com azeite.

Todos os ingredientes devem estar frios para a montagem do bolinho. Pegue a massa de feijão e faça o formato de uma concha. Coloque um pouco da couve refogada e do bacon em cubos no meio. Feche o bolinho e passe na farinha de rosca. Frite os bolinhos por cerca de 5 minutos ou até que eles fiquem bem dourados.




BOLINHO DE MANDIOCA COM CARNE SECA

A massa é feita com mandioca e o recheio leva uma carne seca bem temperada. O resultado é um bolinho super crocante por fora e macio por dentro. Luciano Vieira, de Santos, ensinou o passo a passo da receita, que rende até 20 bolinhos grandes.


RECEITA; Bolinho rende até 20 bolinhos grandes.


Um bolinho de mandioca recheado com carne seca é uma comidinha de boteco com a cara do Brasil. A massa é feita com mandioca e o recheio leva uma carne seca bem temperada. O resultado é um bolinho super crocante por fora e macio por dentro. Luciano Vieira, dono de um bar em Santos, no litoral de São Paulo, ensinou o passo a passo da receita, que rende até 20 bolinhos grandes.


INGREDIENTES

- 1 cebola média picada

- 1 pimentão verde picado

- 2 dentes de alho

- 1 colher de sopa de coentro picado

- 1 kg de mandioca

- 1 kg de carne seca

- 2 colheres de sopa de azeite

- 1 colher de sopa de margarina

- 1 colher e meia de sopa de salsinha

- 2 tomates grandes picados

- farinha de rosca a gosto


MODO DE PREPARO

Corte a mandioca em cubos e leve para cozinhar na panela de pressão com água o suficiente para cobri-la (cerca de 2 litros). Após meia hora, retire a mandioca. Amasse toda a mandioca e misture com a margarina. Tempere com salsinha. Reserve.

Cozinhe 1 kg de carne seca em cerca de 2 litros de água, também na panela de pressão. Deixe cerca de 45 minutos. Depois, troque a água e deixe cozinhando por mais 15 minutos.

Em uma frigideira, refogue a cebola e a água no azeite. Em seguida, adicione o tomate e o pimentão. Depois, coloque a carne seca cozida. Misture bem todos os ingredientes. Por último, tempere com coentro a gosto.

Para montar o bolinho, unte a mão com margarina. Pegue uma colher de sopa da massa, faça um bolinho redondo com um buraco no meio. Coloque o recheio de carne seca e feche com as mãos. Faça o mesmo procedimento com os demais bolinhos.

Passe os bolinhos na farinha de rosca. Em uma panela ou frigideira, frite os bolinhos em óleo a uma temperatura de 130º a 150ºC Quando estiverem bem dourados, retire e sirva ainda quente.


BOLINHO DE PEIXE

O chef Bruno Barreto ensinou o g1 a fazer uma porção de bolinhos de peixe. A receita é feita com pescada branca e muito fácil. Na finalização, vale colocar umas gotinhas de limão no bolinho.


RECEIRA; Receita é feita a base de pescada branca e é uma ótima opção de entrada

Bruno Barreto é chef de cozinha do primeiro restaurante tiki do Brasil, com uma variada culinária do Pacífico, e que fica em Santos, no litoral de São Paulo. Ele ensinou o G1 a fazer uma porção de bolinhos de peixe, que é bem fácil de fazer e fica super crocante. A receita rende 10 bolinhos e é uma ótima opção de entrada 


INGREDIENTE

- 1 kg pescada branca

- 150g a 200 g de farinha de rosca

- 1 pimentão médio picado

- 3 dentes de alho

- meia cebola roxa

- 2 maços de salsinha picada

- 30 ml de suco de limão

- azeite


MODO DE PREPARO

Coloque a pescada branca em uma panela com um copo de água. Deixe ferver até que o peixe comece a se soltar. Retire a água, desfie todo o peixe e deixe descansando. Se quiser, adicione pimenta.

Enquanto isso, em um liquidificador, misture a salsinha picada, a cebola picada, os dentes de alho, o pimentão picado, o suco de limão e um fio de azeite. Bata até ficar bem líquido.

Despeje o tempero no peixe desfiado e coloque aos poucos a farinha de rosca. A massa estará pronta quando não estiver grudando na mão. Forme bolinhos com a ajuda de uma colher ou com as mãos e coloque em uma fritadeira ou uma frigideira a 150 graus.

Quando os bolinhos estiverem bem moreninhos, pode tirar da fritadeira e secar em um papel toalha. Finalize com um pouco de sal. Para acompanhar, você pode usar limão e/ou pimenta.


BOLINHO DE CARNE CROCANTE

Gostoso, macio e premiado, o bolinho de carne crocante é a especialidade da chef de cozinha mineira Paula Parames. Ela ensinou a equipe do g1 a receita de bolinhos de carne, que já lhe renderam um prêmio


RECEIRA; Receita rende 10 bolinhos de 60 gramas que dão água na boca.


Gostoso, macio e premiado, o bolinho de carne crocante é a especialidade da chef de cozinha mineira Paula Parames, dona de um restaurante em Santos, no litoral de São Paulo. Ela ensinou a equipe do G1 a receita de bolinhos de carne que levam farinha de mandioca e que já lhe renderam um prêmio gastronômico. A receita rende 10 bolinhos de 60 gramas que dão água na boca.



INGREDIENTES

- 500 gramas de carne moída

- 50 ml de azeite

- 10 gramas de alho

- 1/2 cebola (100 gramas)

- 2 tomates (100 gramas)

- 1/4 do maço de cebolinha (10 gramas)

- 1/4 do maço de salsinha (10 gramas)

- pimenta do reino a gosto

- sal a gosto

- 2 colheres de sopa de molho de soja (shoyo)

- 100 gramas de farinha de rosca

- 150 gramas de farinha de mandioca

- 2 ovos

- óleo para fritar


MODO DE PREPARO

Em uma panela ou frigideira grande, refogue o azeite e o alho. Em seguida, coloque a cebola. Adicione a carne moída e deixe cozinhar. Depois, coloque os tomates, a cebolinha e a salsinha. Misture bem e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque o molho de soja. Por fim, adicione, aos poucos, a farinha de rosca para dar ligar na massa do bolinho.

Desligue o fogo e deixe a massa esfriar. Faça os bolinhos do tamanho que desejar e passe na gema do ovo e, em seguida, na farinha de mandioca.

Em uma panela quente, despeje o óleo de forma a deixar os bolinhos submersos. Coloque um a um e deixe fritar. Quando os bolinhos estiverem douradinhos, deixe-os escorrendo em um papel toalha.

Postagem Anterior Próxima Postagem