As atividades foram desenvolvidas no Ginásio Péricles Valadares
O Dia Mundial do Brincar é para todo mundo. No Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva os estudantes com deficiência e transtornos curtiram uma programação pra lá de divertida na última sexta, 26. As atividades foram desenvolvidas no Ginásio Péricles Valadares.
Participaram do evento pessoas com deficiência visual, auditiva e intelectual, transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e com demais singularidades que compõem este espaço educativo.
O estudante Alef Bastos dos Santos, de 12 anos, contou que o dia foi muito bom e divertido. Ele, que tem TDAH, aproveitou bastante os brinquedos dispostos no ginásio, o ‘circuitinho’, e também testou a cadeira do basquete adaptado para cadeirantes.
“O Dia B foi muito interessante como mais uma ocasião de acolhimento, de resgatar o lúdico e proporcionar essas vivências para que as crianças possam interagir com o mundo ao seu redor. É uma forma de promover o desenvolvimento global do sujeito e também trabalhar a questão da auto estima e socialização”, disse a psicopedagoga Amanda Muccini Trabuco.
Alef, do início da matéria, e outros estudantes que são acompanhados pelo Centro de Educação Inclusiva participaram de diversas atividades coletivas, como circuito com sinalizações de trânsito, corrida com obstáculos, bambolê e brincadeiras com diversos recursos. Além das atividades de movimento, as crianças também participaram de um momento musical com cantigas de roda.
APRENDIZADO
Somado à diversão, o Dia B também foi de aprendizado. O professor de psicomotricidade, Márcio Anunciação, aproveitou a oportunidade para trabalhar as sinalizações e comportamento no trânsito de forma lúdica - também em alusão ao maio amarelo.
Os bambolês viraram volantes, as cordas se transformaram em quebra-molas e o local de chegada foi guiado pela imaginação. Até chegar ao ponto final, os alunos passaram por semáforo e diversas placas de sinalização, a exemplo de Pare, Fila Dupla, Passagem de Pedestres, entre outras).
Para quem não quis o agito, os jogos de tabuleiro foram a opção.
Escolas municipais caíram na brincadeira no Dia do Brincar
Se todos os caminhos levam a Feira de Santana, na última sexta-feira, 26, os caminhos de Feira levaram às comemorações do Dia Mundial do Brincar. Com o tema “O brincar em todos os cantos da minha cidade”, todas as 209 escolas municipais e instituições públicas e privadas se renderam ao movimento mundial.
- Fotos: Milena Brandão
“Nosso objetivo é incentivar que diversas práticas sejam realizadas para dinamizar o ensino na rede, e a brincadeira é uma delas. O dia B traz à comunidade todas essas ações lúdicas realizadas cotidianamente no ambiente escolar e reforça a importância dessa prática para o desenvolvimento das crianças”, pontuou a secretária de Educação, Anaci Paim.
O Centro Municipal de Educação Infantil José da Costa Falcão, no bairro SIM, se transformou em um dos principais espaços brincantes da Princesinha do Sertão.
- Fotos: Milena Brandão
A unidade foi dividida em cinco estações para os pequenos estudantes fazerem um tour pelo Mercado de Artes, Centro de Abastecimento, Parque da Lagoa, Centro de Cultura Amélio Amorim, o Museu Parque do Saber e na famosa Caixa D’água do Tomba que também marcou presença na decoração.
Além de aproveitar a brincadeira, com muita música, dança e teatro, os estudantes aprenderam sobre os locais e a cultura feirense. Segundo a diretora do CMEI, a professora Daiany de Jesus, o intuito foi despertar a curiosidade dos estudantes e das famílias para esses locais tão importantes.
“Todo brincar tem uma intencionalidade, a construção do ser humano passa por esse processo. Por isso, a importância de promover o brincar na escola e nas vivências das nossas crianças, para que elas possam criar, imaginar, aprender, crescer e se desenvolver de forma saudável”, pontuou a gestora.
Para Amanda Vitória Garcia, de 5 anos, o dia foi perfeito para se divertir. “Eu adoro brincar e está tudo lindo".
Já na Escola Municipal Doutor Demósthenes Álvaro de Brito, no Centro, a programação foi bastante diversificada com estações com salas temáticas. Os espaços foram divididos em brincar na tecnologia utilizando chromebooks, brincar livre, brincadeiras antigas e o brincar daqui e de lá - misturando brincadeiras de vários lugares do mundo.
E na Escola Municipal Adelice Cavalcante, também no SIM, a quadra foi o palco para um circuito super animado com corrida, bambolês e balões. Os estudantes também brincaram de morto-vivo, cabra cega e só puderam ficar parados na brincadeira de estátua.