"Feira é uma cidade diferente de todas que já trabalhei, por se preocupar com as pessoas que cuidam dela". A frase não é de um feirense, baiano ou brasileiro. Foi dita hoje à noite, na Câmara, por um espanhol que atua como superintendente da Sustentare, empresa responsável pela limpeza pública do Município. Sérgio Alvarado foi um dos convidados da sessão solene comemorativa realizada no Legislativo pelo Dia do Gari. O evento é fruto de requerimento de autoria do vereador Lulinha (União Brasil). O seu colega Paulão do Caldeirão (PSC) presidiu a sessão, que contou ainda com os vereadores Pastor Valdemir (PV), Zé Curuca (União Brasil), Petrônio Lima (Republicanos) e Ron do Povo (MDB)."São agentes, profissionais da limpeza", disse Alvarado, que não simpatiza com o termo "gari" para denominar os trabalhadores, chamados por ele de herois que atuam 24 horas por dia: "Sem vocês, nada funciona". Satisfeito em estar vivendo em Feira, o europeu disse considerar esta cidade a sua casa.
Mais que capinar, varrer, pintar meio-fio, fazer a limpeza dos canais de drenagem e a coleta de resíduos, domicilares e hospitalares, registrou o vereador Lulinha, esses trabalhadores, que lidam com o perigo em sua atividade, na chuva ou no sol, contribuem para a saúde e o meio ambiente, sendo verdadeiros "promotores de qualidade de vida". Ele exibiu clipe do cantor feirense Jorge de Angélica, em homenagem à categoria. Cumprimentou a Sustentare, que em parceria com a UEFS, oferece curso de alfabetização aos profissionais da limpeza, já tendo sido formada uma primeira turma.
Para o presidente da sessão, vereador Paulão, o trabalhador da limpeza "vai onde ninguém vai e tem amor pelo que faz". Ele elogiou a gestão da Sustentare, especialmente o seu superintendente, "que a revolucionou". A companhia também recebeu o reconhecimento do presidente do sindicato da categoria, Rosalvo Ferreira, que a chamou de "mãe", por cumprir a convenção coletiva e todas as obrigações perante os seus funcionários. "Serviço de excelência", resumiu o diretor de Limpeza Pública, João Marcelo Gomes, sobre a atuação dos profissionais e da empresa. Ex-secretário de Serviços Públicos, Justiniano França deu seu testemunho: "vocês são agentes de saúde, cuidam de vidas".
Raciocínio semelhante do secretário municipal de Programas e Projetos, Carlos Geilson, para quem a classe faz parte de um seleto grupo de trabalhadores responsáveis por serviço essencial e, prova disso, é o "Deus nos acuda" de um dia sem a limpeza da cidade. "Sem vocês, nós advogados, os médicos, juízes, ninguém consegue produzir", acrescentou Guga Leal, procurador geral do Município, que representou o prefeito Colbert Filho. Levantando efusivos aplausos da numerosa plateia, que lotou plenário e galerias da Câmara, a gari Edna Araújo, representante dos trabalhadores na Mesa de Honra, encerrou a sessão conclamando aos colegas que não desistam dos seus sonhos: "podemos ser o que quisermos ser e a nossa profissão é tão importante quanto a medicina, a advocacia ou qualquer outra".
Foram homenageados pela Câmara os seguintes trabalhadores: Reginaldo bispo dos Santos, Fabio Antonjim Apolinário, Geomar Almeida de Jesus, Arcênio de Jesus Porto, Joselito Santos Barbosa, Paulo Assis da Silva, Ailton da Silva Barbosa, Elias de Jesus Barbosa, Mateus Santos Gomes, Roque Santana Amorim, Osvaldo César Pereira de Cerqueira, Antonio Azevedo Gonçalves, José Carlos Ferreira de Jesus, Samuel Pimentel da Silva, Crispim Vicente da Silva Santana, Rosemeire Miranda Ferreira, Francisco da Costa Gonçalves, Sidney Vitória da Silva, Alexandra Reis dos Santos, Jorge Luiz da Silva Santos, Ladislau dos Santos Brandão, Maicom dos Santos, Edcarlos Jesus do Evangelho e Hélio Coutinho Pereira.
Fonte; Ascom