Unidade localizada na Rua Professor Fernando São Paulo
O exame para diagnóstico de arboviroses - dengue, zika e chikungunya - está disponível, de segunda a sexta-feira, no Ambulatório Municipal de Infectologia, localizado na Rua Professor Fernando São Paulo, no 911, bairro São João.
O atendimento, destinado para os moradores de Feira de Santana, é realizado por ordem de chegada. Pela manhã, os exames serão efetuados das 7h30 às 11h30. À tarde, de 13h30 até as 16h30. Para ter acesso, o paciente deve apresentar guia de solicitação, documento de identidade e cartão SUS.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, a medida busca desafogar as policlínicas municipais e Unidades de Pronto Atendimento ( UPAs), diante do aumento dos casos de dengue na cidade. De janeiro até esta sexta-feira (9), 547 foram registrados.
Sendo assim, a pessoa com suspeita da doença deve comparecer até a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF), de forma prévia, a fim de ser avaliada e receber a requisição.
“O Ambulatório vai ofertar exames diagnósticos para dengue, como o RT-PCR indicado para até o quinto dia de sintoma e a sorologia recomendada a partir do sexto dia. Também serão feitos exames auxiliares para monitoramento da doença, a exemplo do hemograma, dosagem de enzimas e demais que o profissional que teve contato com o paciente julgue necessário”, pontuou a coordenadora.
DIA DOS NAMORADOS; PREFEITURA DISPONIBILIZA PRESERVATIVOS NAS UNIDADES DE SAÚDE
No Dia dos Namorados, comemorado nesta segunda-feira, 12 de junho, é importante lembrar que onde há amor, há também proteção. Portanto, o uso de preservativos é necessário, mesmo em relacionamentos monogâmicos, nos quais há apenas um parceiro fixo.
Além de prevenir a gravidez, o uso de preservativos é eficaz na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em Feira de Santana, a camisinha é disponibilizada gratuitamente em todas as unidades de saúde da rede municipal.
Para obter preservativos, basta comparecer à unidade de saúde e solicitar na recepção. Além disso, é possível realizar um teste rápido para diagnóstico de ISTs em menos de trinta minutos.
Vanessa Sampaio, coordenadora do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, alerta que estar em um relacionamento amoroso ou casado não garante uma relação sexual livre de riscos. "O uso de preservativos é sempre a melhor opção. Alguns infectados podem ter contraído uma IST anteriormente e viver anos sem apresentar sintomas", ressalta ela.
Além da disponibilização de preservativos, a Secretaria Municipal de Saúde oferece outros métodos de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), destinada a populações-chave, como profissionais do sexo que estão expostos diariamente, e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), uma medicação que pode ser tomada até 72 horas após uma situação de risco.
UPAS E POLICLÍNICAS REALIZARAM MAIS DE 34 MIL ATENDIMENTOS NA ÚLTIMA SEMANA
UPA da Queimadinha liderou o ranking mais uma vez com 7.295 atendimentos
As Policlínicas Municipais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Feira de Santana realizaram 34.800 atendimentos, sendo 26.501 procedimentos, 4.063 exames e 4.236 consultas com médicos clínicos e especialistas. Os dados são referentes ao último dia 04 de junho até esse domingo (11).
A média é de 3.228 atendimentos por dia na zona urbana e 550 na zona rural. A UPA da Queimadinha liderou o ranking mais uma vez com 7.295 atendimentos na sede. Já a Policlínica de São José registrou 2.293, ocupando a primeira posição em assistência prestada nos distritos.
É válido destacar que policlínicas e UPAs não fazem marcações de exames, entretanto o município dispõe de 110 unidades de saúde que realizam o encaminhamento.
Fonte; SMS