Responsável por analisar projetos que tratam de funcionalismo, gestão pública e outros temas da estrutura da gestão estadual, a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Público aprovou audiência pública sobre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O colegiado, presidido pela deputada Olívia Santana (PC do B), vai discutir os 20 anos da secretaria, o lançamento da Conferência e a apresentação do plano para os próximos anos.
Durante a apreciação da proposição, a deputada Olívia Santana parabenizou a Secti pelo trabalho em instalar Internet nas comunidades quilombolas da Bahia. Na oportunidade, a parlamentar solicitou aos pares que destinem emendas para a pasta com a finalidade de reforçar o orçamento da secretaria.
Os deputados Felipe Duarte (PP), Hilton Coelho (Psol), Jurailton Santos (Republicanos), Robinson Almeida (PT), Fabíola Mansur (PSB) e Pancadinha (SD) também aprovaram a realização de audiência pública para tratar sobre os cursos técnicos e aposentadoria dos agentes comunitários de saúde de Salvador, com proposição do deputado Robinson Almeida. O colegiado também vai realizar audiência para debater a Lei 10.639 que trata sobre a obrigação do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas e sobre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, as duas propostas pela presidente do colegiado.
Durante o debate, também foi aprovada moção de aplausos ao Hospital das Clínicas e convite do deputado Robinson para audiência pública sobre a Universidade Federal da Chapada Diamantina, que vai acontecer na sexta-feira (24), em Seabra.
Finalizando, a deputada Olívia Santana saudou o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20). A parlamentar disse que já apresentou indicação para que o dia se transforme em feriado em memória de Zumbi dos Palmares. “Seria um dia de reverência a uma personalidade negra nacional”, disse.