PREFEITO COLBERT MARTINS FILHO CHAMA ATENÇÃO PARA OS CUIDADOS COM A DENGUE E COVID-19

Prefeito Colbert

Aumento do número de mortes por Covid em novembro e aumento do número de casos de morte também por dengue, cinco este ano. Estamos no início do verão, o tempo está muito quente. Essas doenças transmitidas por mosquitos aumentam muito nesse período. Portanto, cabe a nós chamar a atenção para, além das ações que já realizamos, a necessidade de informar melhor a população.

Nos casos de Covid, novembro teve um aumento muito forte e surpreendente no número de óbitos. Certamente, isso ocorre porque as pessoas já possuem outras doenças, mas é preciso que todas essas pessoas também se previnam e façam uso das suas doses completas de vacina. Essas pessoas têm uma diminuição da resistência e, se a vacina não for administrada, elas não terão como adquirir resistência para outras complicações de suas próprias doenças. Portanto, é necessário chamar a atenção para esse nível. É exatamente por isso que devemos enfatizar a importância da precaução e da informação. Quero agradecer a presença de vocês e reforçar que a informação é a nossa melhor arma.

O número de casos de Covid está aumentando, não apenas aqui em Feira. Além disso, o número de arboviroses, doenças transmitidas por mosquitos, também está aumentando, o que significa um risco que precisa chamar a atenção e servir como um sinal de alarme para que as pessoas se previnam.

Ações da prefeitura
É necessário retomar a divulgação e chamar a atenção dos pais e das pessoas em geral. O que temos visto aqui são pessoas com 70, 80 e até 48 anos que não completaram seu ciclo vacinal. Portanto, não são apenas as crianças que precisam ser levadas pelos pais para serem vacinadas, mas também os adultos que precisam se convencer de que a vacinação é necessária. E é importante, como eu que fui vacinado, acho que a maioria de nós utilizou a vacina, mas é preciso consciência, é preciso dever. É preciso convencer que a vacina... E não ficar numa discussão estéril se a vacina é boa ou não é. Nós estamos vendo aumento de casos de poliomielite. Nós evitamos a poliomielite com a vacina. Mas temos que discutir agora se a vacina é boa ou não é. No mundo, esse movimento antivacina existe pelo mundo inteiro. Mas são países com outras características. O Japão tem uma característica diferente. A China tem outra característica. A Inglaterra. Nós não somos China, nem Inglaterra, nem Japão. Nós somos Brasil. Portanto, nossa cobertura vacinal precisa ser melhorada.

Verão
O verão começa em 21 de dezembro. Mas, em termos de temperatura, já estamos no verão. Estamos enfrentando temperaturas de até 36 graus, com uma umidade relativa do ar de 35. É importante destacar que estamos em uma região semidesértica, ou seja, uma área de deserto. Os mosquitos têm uma maior capacidade de sobrevivência nessas condições. Quando os ovos são depositados e ocorre qualquer chuva, mesmo que seja pequena, esses mosquitos eclodem. E se isso eclodir, teremos uma grande quantidade de mosquitos voando por aí, podendo transmitir a doença. É importante também que as pessoas tomem cuidado com suas casas e com as plantinhas que têm em casa. Elas são bonitinhas, mas podem cultivar esse tipo de doença, esse tipo de mosquito que transmite a doença.

Matéria: João Paulo

Foto: João Paulo

Postagem Anterior Próxima Postagem