Segundo nota oficial divulgada pela Prefeitura, uma sindicância administrativa será iniciada para apurar, quantificar e ressarcir ao município
A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou nesta sexta-feira (29) a exoneração de um servidor público após a constatação do uso indevido de um veículo oficial para fins particulares. A medida visa garantir a transparência e a responsabilidade no uso dos recursos públicos, reforçando o compromisso da administração municipal com os princípios morais e éticos. O caso foi denunciado pelo vereador Léo Carmargo em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (28).
Segundo a nota oficial divulgada pela Prefeitura, uma sindicância administrativa será iniciada para apurar, quantificar e ressarcir ao município eventuais prejuízos causados pela conduta do servidor exonerado. A Administração reafirmou seu compromisso em manter-se alinhada aos princípios éticos, respeitando tanto a população quanto os recursos públicos.
A gestão municipal de Cachoeiro de Itapemirim destaca-se como referência em transparência e governança pública, ocupando posições de destaque em rankings nacionais e estaduais que avaliam diferentes aspectos do serviço público. A nota ressalta que, durante o atual mandato, nenhum processo foi instaurado pelos Órgãos de Controle em decorrência de atos de utilização indevida ou irregular de recursos públicos.
A administração municipal também enfatiza que investe em controle e transparência, refletindo uma gestão ética e responsável com os recursos públicos. Os veículos destinados ao atendimento público são monitorados por rastreadores, garantindo a regularidade de seu uso em estrita conformidade com o interesse público.
O município reforça seu comprometimento com a ética, a transparência e a responsabilidade, consolidando sua posição como exemplo de excelência em gestão pública no estado do Espírito Santo. No último Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, divulgado pela Transparência Capixaba em 2023, Cachoeiro de Itapemirim obteve a primeira colocação, atingindo a pontuação máxima de 100%, sendo classificado como nível "ótimo" - o mais elevado da avaliação, ao lado de outros 12 municípios capixaas.