É muita alegria vencer no voto. Disputar voto não é fácil, é uma eleição de verdade, porque foi voto a voto e, graças a Deus, ali foram eleitos os escolhidos e hoje estão aqui tomando posse. Nesse momento, o mandato inicia-se dia 10 e nós, com certeza, vamos dar todo o apoio aos conselheiros, porque nós sabemos que o papel que eles desempenham é de suma importância, cuidando das crianças e adolescentes. E, sem dúvida alguma, é um momento de muita alegria. Já com a posse organizada, muito bonita a solenidade e agora seguir realizando o trabalho.
Empossados:
Francicleia Menezes, Eliane Batista, Rafael Borges, Josué Aquino, Márcia Oliveira.
Dívida de 6 milhões:
Recebemos a prefeitura com um rombo de mais de 6 milhões em dívidas, como salários de servidores, 13º e férias, prestadores de serviços terceirizados, fornecedores e outros. Eles estavam inclusive em paralisação, quase entrando em greve, devido a mais de seis meses de atraso nos salários dos contratados deixados pela gestão anterior. Além disso, havia outras pendências, como contas de água, luz e telefone, totalizando mais de 1 milhão de reais com a Coelba. A luz da prefeitura estava cortada, e eu tive que negociar com a Coelba para restabelecer o fornecimento de energia e poder trabalhar.
Credibilidade
O município já estava sem crédito devido a esses problemas da gestão passada. Não tinha um centavo na conta para pagar as contas em atraso. O presidente da Assembleia interveio no acordo para que a luz fosse ligada. Há muitas dívidas, e até hoje chegam cobranças para a prefeitura. Ainda esta semana houve um bloqueio de mais de 40 mil reais na conta da prefeitura. Dívidas da gestão passada entraram na justiça e eu nem sabia dessa dívida. Agora, do nada, chegou o bloqueio nas contas da prefeitura.
Nosso município é pequeno, e uma má gestão causa transtornos muito grandes. Então, venho tentando colocar as coisas em ordem aos poucos. Vamos fazendo o que está dentro de nossas condições para que o município volte a ter 100% de credibilidade.
Reforma da antiga estação de trem
Começamos a reforma desta estação e levou quase dois anos para ficar pronta, tudo com recursos próprios. Enfrentamos várias situações ao longo do processo, o que acabou prolongando a obra por quase dois anos. Tive que pagar dívidas antigas, o que foi um compromisso meu com os funcionários, que não era justificável deixar de receber seus valores vencidos. Além disso, tive que negociar com os concursados e outras dívidas para pagar a Coelba, como já mencionei, mais de um milhão em base, e ao mesmo tempo reconstruir a cidade. Esta estação é o cartão postal da cidade, e se você passar por aqui à noite, parece que está na orla. Na verdade, várias pessoas inclusive gravam dizendo que se sentem na orla.
Isso aqui estava destruído. Tinha mais de 20 anos, duas décadas abandonado. Só restavam as paredes. Tive que construir uma nova estação de verdade. Hoje, é o principal local que não tínhamos, e além de ser o cartão postal de Água Fria, também é o local dos nossos eventos.
Demorou um pouco, investimos mais de 300 mil reais para deixar tudo como está e reconstruímos essa estação, que hoje é um ponto turístico nosso.
Matéria: João Paulo