Governador Jerônimo Rodrigues desembarca no Oeste do estado para acompanhar trabalho da Defesa Civil nas cidades atingidas por enchentes.

O Governador Jerônimo Rodrigues (PT) desembarcou na cidade de Muquém do São Francisco, acompanhado de Eber Santana da Defesa Civil e de Afonso Florencio, o secretário da Casa Civil. Eles vieram trazer apoio. "Desde o primeiro dia das chuvas, minha determinação foi que nossa equipe pudesse acompanhar cada prefeita, cada prefeito", disse. "Tivemos aquelas ações tradicionais, humanitárias, que é providenciar, junto com os prefeitos, água, colchões, lençóis e remédios. Os bombeiros chegaram antes, fazendo socorro àquelas pessoas que estavam em algumas condições ilhadas, em alguma comunidade, e nós fizemos isso no primeiro momento."

Neste momento, estamos cuidando das pessoas que estão sofrendo, inclusive em parceria com prefeitos e prefeitas, preparando alojamentos em escolas e ajustando as condições de alimentação. Especialmente as pessoas idosas, com deficiências, doentes e crianças. Superamos esse momento e agora estamos na segunda etapa do processo, que consiste em providenciar projetos para drenagem e reparo de pontes danificadas, seja em suas cabeceiras ou em si, para viabilizar a passagem de pessoas e evitar que fiquem ilhadas.

Já estamos também com ações de assistência social, como o aluguel social, por exemplo. Então, estamos aqui hoje chegando ao oeste para ver de perto esses três municípios que foram bastante penalizados, municípios que ainda não tiveram suas águas drenadas. Então, temos que fazer projetos e cuidar disso para que a gente não possa ser surpreendido no futuro, se acontecer algo dessa natureza, e para que a gente possa estar com as situações adequadamente resolvidas.

As prefeitas de Cotegipe, Wanderley, e Muquém do São Francisco, em consórcio com a comunidade, todas essas três prefeitas têm uma defesa civil organizada, alinhada com as nossas ações. Quero reafirmar também que o ministro Rui Costa está acompanhando de perto conosco, em nome do presidente Lula, o ministro Valdez, com ações de parcerias e recursos para ajudar esses municípios.


Superintendente da Defesa Civil do Estado, Heber Santana, fala sobre as chuvas.

Todo o estado sofreu com muitas chuvas. A região oeste foi bastante atingida, especialmente os municípios de Cotegipe, Wanderley e Muquém do São Francisco. Tivemos dificuldades com alagamentos e algumas casas foram inundadas, o que traz uma série de preocupações. O governador Jerônimo Rodrigues, muito atento a isso, mobilizou toda a equipe e pediu que estivéssemos aqui. Inclusive, já é a segunda vez que a gente está aqui nesse período, para coordenar, junto com o Corpo de Bombeiros, o trabalho de salvamento e resgate, além de prestar ajuda humanitária.

O processo de drenagem da água para retornar à normalidade do município será feito pelo governador, que está especialmente atento às necessidades da região. Ele também está buscando obras estruturantes que possam mudar a realidade do município, preparando-o melhor e tornando a cidade mais resistente.

"Vamos preparar essas cidades para para as chuvas que, por acaso, vêm acontecendo no futuro". No momento, não há ninguém correndo risco de vida ou de ficar sem as casas. Quem já está desabrigado ou desalojado já está sendo atendido. As prefeituras tem feito esse trabalho com o apoio do governo do Estado, e as famílias estão assistidas. É claro que ainda há famílias desalojadas, ou seja, na casa de parentes e amigos.

O Corpo de Bombeiros também fez um trabalho de análise dessas casas para verificar as condições, a fim de que as famílias não retornem para casa em situações de risco. A Secretaria de Saúde está realizando um trabalho conjunto, fornecendo medicamentos, pois ela sabe que durante os períodos de alagamentos e enchentes há risco de contaminação e de doenças infecciosas. Todo esse trabalho conjunto visa proporcionar conforto às famílias e dar-lhes força para superar esse momento.

Reportagem: Daniel Senna

Edição de Texto: João Paulo

Foto: Divulgação/ Daniel Senna 


Postagem Anterior Próxima Postagem