Ações sustentáveis no Hospital da Mulher marcam Dia do Meio Ambiente e Dia da Reciclagem.

A comissão responsável pela gestão dos resíduos passa diariamente pelos setores do hospital

No Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Nacional da Reciclagem, em celebração nesta quarta-feira (05), o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a gestão responsável dos resíduos. A instituição tem implementado diversas ações para minimizar o impacto ambiental e garantir a correta destinação dos resíduos gerados.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC Nº 22, de 28 de março de 2018, estabelece normas rigorosas para a segregação, condicionamento, transporte e disposição final dos resíduos de serviços de saúde. Juvaneide Souza, técnica de enfermagem e coordenadora do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do hospital, destaca a importância do cumprimento dessas normas.

“Toda instituição que é geradora de algum tipo de lixo tem que seguir a legislação. A RDC 222 de 2018, por exemplo, aborda a segregação dos resíduos, condicionamento através de cores e lixeiras, identificações e símbolos, até o transporte e disposição final,” explica Juvaneide. No Hospital da Mulher, é realizado um trabalho educativo com treinamento de biossegurança para estagiários, novos colaboradores e os que já atuam na instituição, orientando-os sobre o descarte correto de resíduos.

O hospital implementa três projetos principais para promover a reciclagem e a redução de resíduos: o projeto Adote um Copo, artesanato com recicláveis e a criação de um espaço de convivência. “Nós fazemos uma gravimetria, que é a pesagem dos resíduos, para medir quanto conseguimos tirar do resíduo comum que vai para o processo de tratamento, minimizando o impacto ambiental”, afirma Juvaneide.

Além das ações internas, o hospital realiza visitas técnicas às empresas conveniadas para verificar se o processo de tratamento dos resíduos está sendo feito corretamente e qual o impacto ambiental desses resíduos. “Nós também respondemos enquanto geradores, por isso, realizamos visitas técnicas com essas empresas para garantir a correta destinação final”, acrescenta.

A comissão responsável pela gestão dos resíduos passa diariamente pelos setores do hospital para realizar vistorias e, quando encontra irregularidades, emite notificações. “As notificações nos ajudam a construir indicadores e a identificar quais setores precisam de mais atenção ou mudanças nas estratégias educacionais”, destaca Juvaneide.

Foto: Divulgação/ Victoria Seixas

Foto: Divulgação/ Victoria Seixas



Postagem Anterior Próxima Postagem