Fabya Reis é natural de Itamaraju, no Extremo-Sul baiano, e iniciou sua vida pública aos 17 anos no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Atuou, durante 13 anos, na organização de projetos, assessoria e mobilizações, além da articulação com universidades e outros movimentos sociais.
Na formação acadêmica graduou-se em administração, focando nas dinâmicas do terceiro setor. Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na mesma instituição de ensino tornou-se Doutora em Ciências Sociais, no ano de 2012, além de pós-doutora em 2014.
Na gestão pública passou pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Políticas para as Mulheres (SPM). Assumiu, em 2016, a titularidade da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), trabalhando para consolidar direitos da população negra, dos povos e comunidades tradicionais, além de fortalecer as políticas de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa.
Compôs a equipe de transição do Governo da Bahia auxiliando, principalmente, nos temas ligados às questões étnico-raciais e políticas sociais no âmbito da gestão estadual e, agora assume a titularidade da Seades, cuja missão é incidir na redução da desigualdades e na garantia de direitos, principalmente dos grupos vulnerabilizados.