Júnior Nascimento saúda os 146 anos de emancipação de Piatã

Uma moção de congratulações pela passagem do aniversário de 146 anos de emancipação política do município de Piatã foi apresentada, na Assembleia Legislativa, pelo deputado Júnior Nascimento (UB). O parlamentar celebrou a data magna da cidade, que ocorre nesta quinta-feira (11), contando um pouco sobre a história de Piatã até conseguir a autonomia administrativa. O deputado relata que a história da localidade se dá nos meados do século XVII, quando exploradores de minas, procedentes de São Paulo, dirigiram-se para a zona onde atualmente se encontra Piatã e lugares vizinhos.

Júnior Nascimento lembra que a construção de uma igreja, no meio de um planalto entre o vale formado pelas Serras da Tromba e de Santana, fez surgir uma povoação chamada Bom Jesus dos Limões. Com uma população considerável e um progresso acentuado, com a exploração do minério, o povoado pertencia ao município de Rio de Contas. O legislador diz ainda que o distrito foi criado em 1842 e o município, com o nome de Bom Jesus do Rio de Contas, em 1878. Em 1931, o município e a sede do distrito passaram a chamar-se Anchieta, recebendo, somente em 1943, o topônimo de Piatã, que traz em sua origem o vocábulo indígena tupi que significa “pé firme”.

Com uma população estimada em mais de 20 mil habitantes, Piatã está localizado na região de Seabra, distante 500 km da capital Salvador e tem como cidades circunvizinhas, Abaira, Boninal, Novo Horizonte, Mucugê e Rio do Pires. Piatã é a mais alta cidade serrana de todo o Nordeste (1.180 m de altitude) e a mais antiga povoação da Chapada Diamantina, situando-se num platô entre as Serras da Tromba, um prolongamento da Serra da Mantiqueira, onde estão as nascentes do Rio de Contas, do Rio Machado, e do Rio Santana, com sua capela do Senhor do Bonfim.

Na moção que registrou, o deputado fala também da agricultura de Piatã, especialmente no cultivo de café e do trigo, que são os maiores aquecedores da economia local, destacando também o turismo da região. Os principais atrativos naturais do município são as Cachoeiras do Patrício, do Cochó, do Rio de Contas, da Malhada da Areia, Encontro das Águas, os Gerais do Rio de Contas, a Bica do Machado, as Serras do Santana, do Navio, da Tromba e os Três Morros.

“Venho parabenizar a toda a população piatãense por essa data histórica, desejando ainda mais progresso para esse povo que tanto contribui para o crescimento e desenvolvimento da região e do Estado da Bahia”, afirmou Júnior Nascimento.

Por: ALBA.

Foto: AscomALBA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato