Conselheira da Fundação Cultural Palmares, a apóstola da Assembleia de Deus Mary, Ângela Brito Alves, foi homenageada pela Câmara Municipal de Feira de Santana, com a concessão da Comenda Maria Quitéria, na noite desta segunda (12). A homenagem está prevista em Projeto de Decreto Legislativo aprovado na Casa da Cidadania em 2020.
Mestranda em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mary Ângela é formada em Teologia, Direito, Filosofia e Química. Com destacada trajetória acadêmica, ela também é tecnóloga em Segurança do Trabalho e especialista em Direito Ambiental. Desde 2020, é conselheira da Fundação Cultural Palmares e presidente do Conselho Federal de Mulheres Ministras do Evangelho e Femininas (COMMFE).
Alegre por receber a mais elevada honraria da Câmara Municipal, Mary Ângela diz que se sente “profundamente honrada por receber uma homenagem que me conecta com a história de uma mulher que, com determinação e bravura, desafiou as normas da sua época e lutou por um Brasil independente”. A medalha, para ela, não é apenas um reconhecimento individual, mas também “uma celebração da força de cada mulher que luta na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
Entre as suas contribuições para a sociedade, Mary Ângela destaca a assistência espiritual e apoio integral a estudantes oriundos de países africanos de língua portuguesa que ingressam na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Além disso, oferece ajuda prática para que esses estudantes possam se manter e se integrar no Brasil durante sua jornada acadêmica. Isso inclui, segundo ela, o suporte na adaptação à vida cotidiana, orientação sobre recursos e serviços disponíveis, e auxílio em questões administrativas e pessoais: “Meu compromisso é garantir que cada estudante possa concentrar-se em seus estudos e desenvolvimento pessoal sem se preocupar com as dificuldades que podem surgir”.
Por: Ascom Câmara de Vereadores.