José de Arimateia festeja a data magna de Remanso.

“Neste dia 9 de agosto de 2024, celebro mais um ano de emancipação política e fortalecimento da história desta estimada cidade, que completa 124 anos”. Com esta mensagem, registrada em uma moção de congratulações e aplausos que foi protocolada na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado José de Arimateia (Republicanos) prestou sua homenagem ao município de Remanso pela conquista da autonomia administrativa, ocorrida em 1900.

O parlamentar saudou os remansenses e enviou um simbólico abraço ao povo da localidade, afirmando que, ao longo dos anos, a população o tem acolhido e escolhido como um de seus representantes no Parlamento baiano. No documento, o legislador expressou sua eterna gratidão, em especial aos 240 cidadãos que, na última eleição, depositaram nele a sua confiança. Remanso, distante 720 km de Salvador, tem uma população de 40.856 habitantes, segundo o Censo IBGE/2022.

O vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa do Povo relatou como foi o surgimento do município, situado na Região Norte do Estado. Contou que, no começo do século XVII, o território integrava a Sesmaria do Conde da Ponte. O povoamento se iniciou no final do século XVIII, na fazenda “Arraial”, pertencente a Manoel Félix da Veiga, que foi arrematada por Joaquim José Gonçalves em 1829. Estabeleceram-se ali famílias retirantes de Pilão Arcado, onde havia lutas armadas entre Guerreiro e Militão.

Arimateia lembra que a fertilidade do solo e a pesca contribuíram para a fixação dos colonos, que formaram o Arraial de Nossa Senhora do Remanso. Ele explica que o topônimo está ligado ao fato de que “as águas do Rio São Francisco corriam lentamente, ficando como que paradas naquele trecho”. Foi a partir do Decreto Federal nº 10, de 28 de janeiro de 1977, que a sede municipal foi transferida para um local distante, sete quilômetros da cidade velha, inundada pelas águas da Barragem do Sobradinho.

Remanso representa a força de um povo que não desiste diante dos obstáculos. Nesta data tão especial, é justo que a Casa Legislativa da Bahia preste homenagem e reconhecimento aos 124 anos da cidade”, comemorou o deputado, solicitando que a proposição seja encaminhada à Prefeitura e à Câmara Municipal.

Por: Ascom ALBA.

Foto: Divulgação/ ALBA (Deputada Estadual- José de Arimateia-Republicanos).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato