Na manhã desta quarta-feira, a secretária de Saúde do estado da Bahia, Roberta Santana, disse que é preciso uma melhor atenção aos motoristas que conduzem pacientes dos municípios para a capital baiana, onde os pacientes vão fazer exames. "Sabemos que muitos municípios ficam distantes da capital baiana, e os motoristas saem com esses pacientes para Salvador. Quando chegam lá, não há um lugar adequado para eles descansarem até o retorno para sua cidade.
"Vamos estar vendo uma forma de um convênio com o próprio governo e os municípios para dar melhores condições de estadia para os condutores poderem repousar até que os pacientes sejam atendidos e liberados. Durante esse tempo, eles podem descansar e fazer uma viagem com segurança para sua cidade", frizou Roberta.
Ela também disse que as prefeituras têm que pensar na possibilidade de disponibilizar dois motoristas para fazer as viagens. É uma possibilidade, também, disse ela.
"Não vai adiantar nós vermos a questão de um local para os motoristas descansarem quando chegarem em Salvador se não sabemos como foi sua carga horária de trabalho no seu município no dia anterior à viagem. Então, tudo isso é de se pensar." Precisamos saber dos prefeitos e dos secretários de saúde de cada município como é a carga horária desses motoristas; eles precisam estar com a mente e o corpo bem para fazer as viagens longas para a capital, afinal, estamos falando de vidas.
Feira de Santana
A secretária destacou os investimentos que o governador vem fazendo no Hospital Geral Cleriston Andrade nos últimos meses. Ela também disse que mais investimentos serão feitos para o hospital e que não vai medir esforços para que a população feirense tenha um hospital à altura para atender a todos com qualidade.
Hospital Municipal
"Eu fiquei sabendo do hospital municipal pelo Diário Oficial. Fiquei triste por ser secretária e feirense e não ter sido procurada para ser ouvida, onde poderia somar na construção do hospital, sem sobra de dúvidas, meu papel como secretária seria fazer o melhor para que este hospital fosse o melhor investimento. Assim como o governador, também iria fazer de tudo para ajudar no que fosse preciso, independente de partido. Mas não foi o que aconteceu; eles não falaram nada sobre o hospital.
Por: Ronda Geral Bahia.