Na manhã de hoje, terça-feira, 14 de janeiro de 2025, o prefeito José Ronald de Carvalho, juntamente com o seu vice, Pablo Roberto, e secretário de Educação, participaram da solenidade da matrícula do ano letivo de 2025 para novos alunos da rede municipal. A cerimônia aconteceu na Escola Municipal Monteiro Lombardo, no bairro dos Capuchins, as matrículas para novos alunos da rede municipal de Feira de Santana segue até o dia 20 de janeiro nas 210 unidades de ensino do município de Feira de Santana.
Além do prefeito José Ronaldo, do secretário de Educação, Pablo Roberto, e vice-prefeito, houve a presença de professores, diretores e também de pais e mães de alunos, que já começaram a matricular seus filhos. O prefeito José Ronaldo de Carvalho, em entrevista ao Ronda Geral Bahia, disse que o aumento de 3 mil alunos do ano letivo deste ano em relação ao ano passado é um número significativo e que pode, sim, ser acrescentado no decorrer das inscrições, caso haja alunos sem matrícula. O prefeito mostrou-se muito entusiasmado com a presença dos pais, não só na Escola Monteiro Lombardo, mas também nas demais escolas da cidade de Feira de Santana, onde estão ocorrendo as matrículas para os novos alunos.
Creches e Escolas
O prefeito falou que a prioridade no momento é a matrícula desses alunos nas escolas que o município tem em uso, deixadas pela gestão passada. São escolas novas e reformadas, mas ele vai olhar com carinho e fará um levantamento com sua equipe em alguns bairros, como a Rocinha, Irmã Dulce e Lagoa Grande, que não têm creche-escola, para verificar a possibilidade de levar a educação para essas localidades. "Esses bairros citados precisam de uma área de terra para construir creche-escola para essas crianças. Hoje, a nossa dificuldade é justamente a área para a construção", afirmou. O prefeito José Ronaldo de Carvalho, União Brasil.
Secretário de Educação, Pablo Roberto
Estamos acompanhando não só a Escola Monteiro Lobato, mas também as demais escolas do município em relação à matrícula de novos alunos. Além da matrícula presencial, onde muitos pais optam por esse método, eles também podem realizar a matrícula online, para que não fiquem sem matricular seus filhos; disse o secretário.
Mães e pais que dormiram na fila
Há um anseio por parte dos pais em querer que os filhos estudem nas escolas para as quais eles estavam na fila ontem à noite, mas também não haveria necessidade de esses pais irem para a fila, uma vez que há a opção da matrícula tanto online quanto presencial, e que haverá vaga para todos aqueles pais e mães que se dirigirem para matricular seus filhos. Os pais e mães que não conseguirem matricular seus filhos nas escolas que desejam podem se dirigir até a Secretaria de Educação, onde haverá uma equipe disponível pronta para atendê-los, para que assim possam ser direcionados às escolas que abrirão vagas para aqueles que não conseguirem matricular seus filhos. Ninguém ficará sem estudar em Feira de Santana no ano letivo de 2025, disse o secretário de Educação, Pablo Roberto. Ele também reforçou o compromisso de trazer para todas as escolas a melhor qualidade de ensino.
Lei da proibição do celular em sala de aula
O secretário disse que essa lei vai ser cumprida e não vai permitir que alunos usem celulares nas salas de aula. Os professores e diretores já estão cientes, mas haverá um diálogo, uma reunião com os diretores, para que eles possam também passar aos professores a forma de atuar. Não será permitido o uso do celular; a lei será cumprida no município, e também conta muito com a colaboração dos pais para que conscientizem seus filhos a não usar o celular no período das aulas dentro da sala. O uso de celular só será permitido em caso de emergência, frisou o secretário Pablo Roberto, secretário de Educação.
Por: Ronda Geral Bahia.