Na tarde de hoje, quarta-feira, 22, o vice-prefeito de Santa Bárbara, Jacó Oliveira Lopes, se reuniu com as seguintes pastas, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Administração e Finanças, Secretaria de Planejamento, Gestão, Convênios e Desenvolvimento Econômico e com os donos de box do Centro de Abastecimento para tratar da reforma do local. No período de campanha eleitoral, o prefeito reeleito Edifrancio Oliveira (PSD) afirmou um compromisso com os comerciantes do local de que, caso reeleito, ele faria uma reforma do espaço logo no início da gestão, que seria uma prioridade. Assim, foi dado o primeiro passo de sua promessa. Jacó levou aos comerciantes as garantias de que todos seriam realocados para um local próximo e que todos seriam assistidos pela prefeitura.
A reunião seguiu o critério de cada setor comercial para que todos pudessem entender a logística de cada área e como seria dividido o espaço. O tempo da reforma está estimado em seis (6) meses, contando já a partir de amanhã, quinta-feira, 23.
Estiveram presentes na reunião mais de 90% dos comerciantes do Centro de Abastecimento. Foi dada, por parte da prefeitura, a garantia de uma ajuda de custo para aqueles comerciantes que não vão armar suas barracas, a exemplo de quem tem dois ou mais funcionários. Esses comerciantes disseram não ter condições de se instalar em um local por um curto período, pois teriam gastos com funcionários. Com isso, a prefeitura se comprometeu a dar uma ajuda de custo para aqueles que não vão ficar ativos nesse período.
O comerciante Valdir Mascarenhas, conhecido como Gelego do Bode, disse que, para ele, que tem três funcionários, ficaria inviável fazer um investimento em outro local por um curto período, tendo que desfazer tudo novamente. Ele afirmou que o melhor é esperar a reforma e, então, voltar com todo gás para um ambiente novo, qualificado e com uma nova roupagem para atender a clientela que passa ali na BR-116 com destino a várias cidades e para em Santa Bárbara para fazer suas refeições; Frizou Galego do Bode.
Por: Ronda Geral Bahia.