Vinculado à Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura, a unidade se destaca na prevenção e diagnóstico precoce de vários tipos de câncer, atendendo diariamente mais de 300 pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia de comemoração foi marcada por emoções e palavras de incentivo, destacando os avanços e a importância do serviço prestado à população de Feira de Santana.
Com mais de 461.818 atendimentos realizados entre exames e consultas ao longo da última década, o CMPC continua a ser referência na área. Só em 2024, a unidade realizou 62.093 atendimentos e, em 2025, apenas nos três primeiros meses, já foram contabilizados 14.049 atendimentos. Dentre os diagnósticos registrados em 2024, destacam-se 335 novos casos de câncer, incluindo 91 de câncer de mama, 178 de câncer de próstata e 61 de câncer de útero. A unidade oferece cerca de 30 procedimentos médicos especializados, com suporte psicológico e assistência social.
Para mim, é motivo de alegria, como secretário de Saúde da segunda maior cidade baiana, fazer parte dessa contribuição para a saúde de Feira. Saber que não só aqui no CMPC, mas também no CMDI e no Hospital da Mulher de Feira, temos uma pessoa capacitada à frente dessas instituições, como a Gilberte Lucas, que de fato mudou totalmente a cara dessas instituições.
Por: Ronda Geral Bahia.