Na manhã deste sábado, 5 de abril, a Secretaria de Saúde de Água Fria, na gestão do secretário de Saúde Júlio César de Oliveira, atendendo à chamada do prefeito Renan de Ziza (PSD), convocou sua equipe para uma ação de atendimento de um mutirão voltado para ultrassonografia, tanto para homens quanto para mulheres. Segundo o secretário Júlio, há cerca de 1.300 solicitações na espera de um atendimento e, visando isso, o prefeito determinou que fosse feita essa ação no dia de hoje, sábado, 5 de abril.
"Eu tomei posse da pasta no dia 2 de abril, substituindo a ex-secretária Renata, que esteve à frente da secretaria, onde ela deu o seu melhor e deixou seu legado. Agora, eu vim a convite do prefeito Renan e fizemos um levantamento nesse pequeno espaço de tempo, e vimos que a demanda por ultrassonografia era a mais necessitada. Então, nós, em diálogo com o prefeito, chegamos à conclusão de que iríamos dar início ao mutirão pelas ultrassons: ultrasonografia de joelho, tireoide, região cervical, abdômen total, todo tipo de demanda. Vale salientar que esse número alto de pessoas na fila se deve à falta de mais chamadas por parte do estado. Aqui em Água Fria, o estado, a SESAB, só disponibiliza entre 5 a 6 vagas de atendimento por mês e, com isso, a tendência é, sim, esse aumento na fila de espera.
Atendimento
Os atendimentos são para todos de Água Fria, tanto da sede quanto da zona rural. Fizemos um levantamento por fichas de cada paciente e entramos em contato por meio de ligações e pelo WhatsApp, informando sobre essa ação que ocorre hoje. Este chamado foi apenas para ultrassonografia; pretendemos fazer outros mutirões em breve, seguindo a mesma forma, utilizando o critério da maior demanda de pacientes. Pretendemos zerar todas as esperas, pois não podemos aguardar pelo estado, uma vez que não há como eles atenderem nossa demanda, já que o estado só libera um número pequeno de vagas.
A Saúde no município
A Secretaria de Saúde dará continuidade ao trabalho que a Renata, ex-secretária, já fazia de forma brilhante. Vamos continuar, a cada dia, melhorando a saúde para nossa gente. Assim que assumi, fiz um compromisso de dar o meu melhor e, junto com todos os profissionais de saúde, vamos sim atender a todos com todo carinho e atenção que eles merecem.
Atenção e cuidado
Quando uma pessoa procura uma unidade de saúde em busca de atendimento, é porque ela está precisando de ajuda. Nós, como profissionais de saúde que somos, temos que estar prontos para atendê-los de braços abertos e com o cuidado que cada paciente merece, e assim vamos fazer.
Novas ações
Vamos sim realizar novos mutirões para poder zerar esses números altíssimos e não vamos esperar pelo estado, como já tinha falado antes, e assim manter a fila normalizada. Vamos estar fazendo visitas em todas as unidades de saúde da sede e da zona rural para ver de perto as necessidades de cada unidade.
Por: Ronda Geral Bahia.