O prefeito Andrei Gonçalves (MDB) acompanhou a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jerônimo Rodrigues em sua cidade, Juazeiro. Na agenda, foram anunciadas novas entregas do Novo PAC Saúde, com destaque para os resultados do PAC Seleções 2025 e para a ampliação dos atendimentos em policlínicas, UPAs e ambulatórios, por meio do programa Agora Tem Especialistas.
O prefeito Andrei aproveitou a oportunidade e pediu ao presidente que tivesse um olhar sensível para Juazeiro: "Juazeiro tem uma ferida grande que são os canais e os riachos onde o nosso povo sofre com esgoto a céu aberto. Nos ajude, Lula, a resolver esse problema", disse Andrei.
Secretaria de Saúde: Roberta Santana:
Neste dia tão importante para o Vale do São Francisco, estão sendo atendidos 20 mil exames e consultas através das parcerias entre município, estado e união. Vão ser realizadas 4 mil cirurgias de catarata. Também destacamos o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que já conta com 313 atendimentos no estado. Também a Bahia tem 90% dos municípios com farmácia popular, onde os baianos de baixa renda têm direito a remédios de graça.
Além de tudo isso, o PAC vai permitir a construção de mais oito hospitais. Na região, há uma Policlínica em Remanso, fruto de verba federal. Com isso, os pacientes que precisavam rodar 600 km para realizar uma ultrassonografia agora não precisarão mais rodar tudo isso; eles irão rodar nada mais que 100 km.Também vamos falar aqui do hospital de Paulo Afonso, que está sendo construído todo com verbas federais. "Aqui eu deixo meus agradecimentos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por tudo isso que vem fazendo pela nossa Bahia", frisou a secretária de Saúde, Roberta Santana.
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha:
Vamos aqui falar sobre quando o ex-governador da Bahia, Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil, investiu muito na saúde da Bahia e deixou esse legado para o seu sucessor, Jerônimo Rodrigues, que vem mostrando para que veio. A prova está aí: por toda a Bahia, a saúde está chegando com qualidade e responsabilidade. Ninguém vai ao hospital, posto de saúde, policlínica, UPA ou UBS em vão. Quando uma pessoa se dirige a uma unidade de saúde, é porque precisa de atendimento, e nada mais justo que essas pessoas tenham um ótimo atendimento. Para isso, é preciso ter suporte de qualidade nas unidades de saúde, e isso Rui deixou. Jerônimo está dando continuidade com o apoio do governo federal.
Ministro da Casa Civil, Rui Costa:
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, relembrou as 26 policlínicas que ele construiu quando era governador da Bahia, além das UPAs, hospitais todos sem apoio do ex-presidente da República, na época, Jair Messias Bolsonaro. Agora, com a volta de Lula à Bahia, já foram ganhas três policlínicas; uma delas fica aqui perto de Juazeiro, na cidade de Sento Sé, e outra em Remanso. Tudo isso será perfeito para todas as pessoas que sofreram com longas viagens para serem atendidas em outras cidades distantes. Dessa forma, é que se faz política, pensando no melhor para o povo, e assim vamos, a cada dia, fazendo uma Bahia melhor para o povo baiano, disse Rui.
Governador, Jerônimo Rodrigues:
Esse modelo de querer fazer do Brasil um quintal dele não vai conseguir. O Brasil está do seu lado, presidente Lula. O Brasil sabe o que o senhor vem fazendo. Em outubro de 2022, o brasileiro lhe deu uma procuração para o senhor representar o país. "Eu entendo que o que eles estão querendo fazer é um golpe. Eu não tenho dúvidas disso. Nós falamos que iria acontecer com a Dilma e não acreditaram, e acabou acontecendo. Agora eles querem tocar na nossa soberania, querendo mandar de lá, achando que nós vamos ficar de braços cruzados, recuar e permitir que as coisas aconteçam. Negativo! O Brasil está ao seu lado, presidente Lula", falou Jerônimo em seu discurso.
Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva:
É difícil governar um país. Aqui em Juazeiro, tem uma ponte chamada "Picolé" que já tem 15 anos. Houve um problema com o projeto e nada foi resolvido. Essa ponte era para ser inaugurada em 2010, antes da minha saída do governo, mas, com esse problema, não foi possível, porque a gestão da época impôs dificuldades. Mas agora eu estou de volta, e, com o apoio do prefeito Andrei, vamos inaugurar a ponte. Conversando com o Rui, ele me disse que essa ponte está prevista para ser entregue em 2027, mas eu já falei a ele para correr, e no próximo ano, 2026, vamos voltar aqui para entregar essa ponte ao povo de Juazeiro.
Por: Ronda Geral Bahia