Uma vasta programação vai marcar, na próxima quinta-feira (18), os 192 anos de emancipação política de Feira de Santana. Para destacar a data de aniversário da Princesa do Sertão, o Governo Municipal vai decretar ponto facultativo na cidade, visando promover uma série de ações valorizando a data histórica, suas origens e as pessoas que fizeram ou continuam fazendo o desenvolvimento acontecer.
A programação tem início às 7h30min, com uma missa na Catedral Metropolitana de Senhora Santana. Já às 9h30min, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado de secretários municipais e outras autoridades, além de convidados, visita o Casarão dos Olhos d’Água, considerado o primeiro imóvel da cidade e onde tudo começou. O imóvel teria abrigado o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa, fundadores da cidade.
Dando sequência à programação, será realizada uma sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana a partir das 15h. E, à noite, a partir das 19h, a entrega da Medalha de Honra ao Mérito, um evento com homenagens aos cidadãos que vêm contribuindo para o desenvolvimento da cidade, no Cajueiro Convenções.
Emancipada de Cachoeira em 18 de setembro de 1833, Feira de Santana se tornou a Princesa do Sertão, nome dado por iniciativa do jurista e político Ruy Barbosa, em 1919, durante uma visita à cidade, em campanha pela Presidência da República, reconhecendo a sua importância econômica e o seu papel como um centro vital no desenvolvimento do sertão baiano.
Por: Ascom Prefeitura/ Gabinete do prefeito.