Inicialmente, eu quero agradecer a presença dos senhores João Paulo, do Ronda Geral Bahia, e Nivaldo Lancaster, do Boca de Forno News. Obrigado por terem vindo aqui.
Hoje, estamos com 10 meses de mandato e posso falar aqui para vocês e para os leitores dos veículos de comunicação de vocês que a situação não está fácil. Mas, com tudo isso, eu faço uma avaliação positiva nesses 10 meses.
O município hoje deveria estar em uma outra situação se os gestores passados não tivessem cometido erros de gestão administrativa. Com isso, o município foi ficando para trás, defasado no desenvolvimento; muita coisa o município perdeu. O que entra de receita é pouco e temos que manter a manutenção do município, fazendo milagres com esse pouco que entra. Pegamos essas verbas e aplicamos como prioridades na saúde, segurança, educação e na infraestrutura.
PEC-66
A PEC 66, a partir de janeiro de 2026, eu acredito que vai ajudar o município a ter uma folga na receita. Inicialmente, quero muito agradecer ao senador Ângelo Coronel; ele foi quem lutou para aprovar a PEC 66. Toda essa despesa que estou tendo com o parcelamento do INSS, com essa folga da PEC-66, vamos respirar um pouco e, com certeza, as coisas vão ser bem mais fáceis. Eu vou poder superar as dificuldades financeiras e melhorar o orçamento da cidade de Teodoro Sampaio.
População
Teodoro Sampaio já teve 19 mil habitantes quando foi emancipado em 1961 e hoje se resume a quase 7 mil habitantes. Essa defasagem na população se deu por falta de visão das gestões anteriores; faltou mais compromisso com o avanço do município para que as famílias ficassem na cidade.
"Todos que passaram antes de mim teriam que pensar no avanço e desenvolvimento do município, atraindo empresas para serem instaladas aqui e, assim, criarem postos de emprego. Dessa forma, as pessoas não teriam ido embora para outras cidades em busca de uma vida melhor."
"Com três meses, eu já trouxe uma fábrica para Teodoro Sampaio, onde conseguimos empregar 100 pessoas e estamos trabalhando para que mais 300 novos postos de emprego sejam abertos."
Demissões
Estamos fazendo cortes de funcionários para não dificultar ainda mais nosso orçamento. Começamos a ter esses cortes hoje, quinta-feira (16). Não é fácil para mim ter que demitir pais e mães de família que precisam levar o sustento para suas casas, mas não temos como manter e foi preciso fazer essas demissões, mesmo de coração partido. Serão 500 funcionários demitidos em vários setores da prefeitura. Vamos correr para que, até fevereiro de 2026, essas pessoas possam ser recontratadas novamente.
Logística
Teodoro Sampaio fica no limite da BR-101, e isso é um fator que conta muito para que grandes empresas que trabalham com logística tenham interesse em se instalar em Teodoro Sampaio. Nós estamos aproveitando isso para convidar empresários a conhecer as áreas que temos para a criação de novos postos de trabalho. A empresa Méridos é uma empresa que fabrica papel higiênico, guardanapo, papel toalha e bobinas, além de alguns itens de limpeza, essa empresa vai ser instalada aqui em Teodoro Sampaio e vai ser mais uma grande transformação onde vamos da mais um salto para o progresso.
Por: Ronda Geral Bahia.