Mais de 10 mil crianças do 2º e 5º ano de 101 escolas municipais estão participando
Foi iniciada esta semana a etapa de avaliação da fluência leitora e conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática do programa Caminhos da Educação. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), com o apoio da Associação Bem Comum (ABC), tem o objetivo de assegurar a alfabetização das crianças na idade certa e a aprendizagem adequada das competências das séries iniciais do Ensino Fundamental. Até o fim do mês, mais de 10 mil crianças do 2º e 5º ano de 101 escolas municipais serão avaliadas.
Nesta fase, são observados aspectos como ritmo, entonação, precisão e fluência dos estudantes que, em seguida, fazem uma prova objetiva com questões sobre Língua Portuguesa e Matemática. O diagnóstico vai permitir que a Seduc conheça, mais detalhadamente, o nível de desenvolvimento de cada estudante.
“A partir desta avaliação será possível saber como estes estudantes se encontram, qual é o nível de letramento deles e a partir daí vamos definir interferências pedagógicas para melhorar o letramento dos alunos. A nossa expectativa com esse trabalho é muito positiva”, destaca a secretária de Educação, Anaci Paim.
Na Escola Municipal Regina Vital (Campo Limpo), as avaliações começaram nesta segunda-feira, 13, com as turmas do segundo e quinto ano. Para a diretora da unidade escolar, Indaiara Santa Anna, “o programa vai aprimorar, ainda mais, o trabalho que já é realizado nas escolas municipais”.
Feira de Santana tem mais de 16 mil estudantes matriculados do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Educação Municipal, etapa recomendada pelo Plano Nacional de Educação para que o ciclo de alfabetização seja concluído. O ideal é que os alunos tenham de 6 a 8 anos nessa fase. Este período é indispensável para a progressão escolar e construção de outros saberes que só são possíveis após esta etapa.