Há cinco anos, eu participei de um evento de consciência negra aqui na Câmara e o elevador não funcionava. Eu tive que ser carregado para entrar na Câmara devido às escadas e à falta de acessibilidade. Cinco anos depois, volto aqui na mesma casa da cidadania e, mais uma vez, tive que ser carregado porque o elevador não funcionava. Ou seja, há cinco anos o elevador está sem funcionar. A Câmara não possui uma rampa nem medidas de acessibilidade, sendo cheia de escadas. Portanto, para uma pessoa que usa cadeira de rodas ou que tem mobilidade reduzida, é impossível entrar na casa da cidadania.
A presidente e vereadora Eremita Mota, que por sinal é uma pessoa que eu até gosto muito, que eu aprecio. Ela realmente falou sobre medidas que estão sendo tomadas para fazer acessibilidade aqui na Câmara de Vereadores. Porém, eu falei que vou voltar para realmente certificar de que essas medidas de acessibilidade foram tomadas aqui na casa da cidadania.
Muitas vezes, as pessoas ou o poder público ainda têm a visão de que acessibilidade se resume a construir rampas, mas não é bem assim. Acessibilidade significa garantir que uma pessoa com qualquer tipo de mobilidade reduzida consiga transitar na cidade sem depender da ajuda de outras pessoas, certo? Muitas das rampas construídas na cidade têm inclinação totalmente incorreta, o que impede uma pessoa que utiliza cadeira de rodas de subir ou descer.
Eu sou militante e luto pelos direitos das pessoas com deficiência física, surdas, com deficiência visual e com algum tipo de limitação cognitiva. Eu falo muito na TV sobre isso. Falo nos sites, falo nos blogs e deixo bem claro que a cidade ainda não é acessível, levando em consideração que o centro da cidade está sendo reformado e que realmente está melhorando. Para a gente, é o ideal, mas nós vamos chegar lá.
Locomoção por carros de aplicativos
Em relação aos carros de aplicativos, é um problema muito sério hoje para conseguir pegar um carro de aplicativo, é muito difícil eu falo sobre pessoas que utilizam cadeira de rodas ou andador, essas coisas, as pessoas cadeirantes tem muita dificuldade para usar esse meio de transporte porque muitos dos motoristas se recusam a levar cadeira de rodas, eles alegam varias coisas para não levar.
Matéria: João Paulo