Olá a todos, da equipe do "Ronda Geral Bahia". Muito importante, Feira de Santana é a maior cidade do nosso interior do estado, um grande polo da região metropolitana e, logicamente, também uma cidade maior do que muitas capitais do nosso Brasil. No ano passado, o Governador esteve aqui 17 vezes, com diversos investimentos em todas as áreas, em especial na saúde, na infraestrutura e também na segurança pública. Este ano, ele retornou no início do ano para falar sobre essas pautas, especialmente sobre a segurança pública.
Hoje segunda-feira (22), ele assinou a criação da nova companhia de policiamento especializado, a CIPE-Leste, conhecida como Caatinga, que será instalada em Feira de Santana e começará a atuar a partir do dia 1º de fevereiro, ele também nomeou o comandante dessa nova unidade operacional, que atuará não só em Feira de Santana, mas em outros 15 municípios da região, fortalecendo ainda mais o policiamento ostensivo e as operações que estamos planejando. Além disso, ele já havia anunciado no ano passado.
Este ano, provavelmente estaremos entregando novas unidades aqui em Feira, proporcionando melhores condições de trabalho e acesso aos serviços para a população. Estamos em construção das unidades do Comando Regional Leste, que foi criado no ano passado, incluindo a Rondesp Leste, o batalhão, a companhia de policiamento rodoviário e a Ronda Maria da Penha. Portanto, são várias ações que estamos desenvolvendo aqui.
Concurso
Foram chamados os policiais que voltaram às ruas para fortalecer o policiamento, estamos com um concurso público em andamento também para as quatro forças, inclusive praticamente finalizando o da Polícia Civil para 800 entre delegados, escrivães e investigadores, que devem tomar posse ainda em fevereiro. Com certeza, parte desse efetivo vem para Feira de Santana para fortalecer, assim como da Polícia Militar, do departamento de Polícia Técnica (DPT) e dos Bombeiros, que também estão em formação.
Assassinatos em 2023/2024
Agente fortaleceu as ações de inteligência aqui na região. É bom dizer que isso é mais uma medida em relação ao reforço do policiamento, trazendo um policiamento especializado. Estamos também melhorando a parte de criminalística, a perícia criminal, não só em obras, mas também com investimentos. Assim, podemos realizar investigações cada vez melhores. É importante mencionar que estamos tendo uma interação muito grande com outras secretarias de Estado. No ano passado, a partir de diversas ações que foram realizadas ao longo do ano, conseguimos números expressivos. Sabemos que ainda há muito trabalho a ser feito. Apreendemos mais de 6 mil armas de fogo em 2023, o que representou um aumento de 17,5% em relação a 2022. Além disso, prendemos 18 mil pessoas, um aumento de 15% em comparação com o mesmo período do ano de 2022. Também desarticulamos 19 laboratórios de drogas e localizamos e neutralizamos 33 lideranças, incluindo líderes de Feira de Santana. Este foi o trabalho do ano de 2023
Este ano, já começamos os trabalhos e é possível notar a diferença em relação ao mesmo período de janeiro do ano passado. Estamos com uma leve diminuição, mas achamos que ainda é pouco. Queremos diminuir mais e as ações começam imediatamente. Todo e qualquer caso é importante para nós, lamentamos toda e qualquer vida perdida, e imediatamente a Polícia Civil, a Polícia Técnica e a Polícia Militar iniciam investigações.
Não posso antecipar, mas a Polícia Civil já tem uma linha de suspeitos em relação aos autores desses delitos. É importante dizer que, durante o policiamento realizado à noite, foi apreendido mais um fuzil, o quarto fuzil apreendido apenas este ano. No ano passado, inclusive, apreendemos vários.
Matéria: João Paulo