Feira de Santana, por iniciativa do prefeito Colbert e da Câmara de Vereadores, propôs o projeto que oferece a transformação da Secretaria Municipal de Transporte em Trânsito em Secretaria de Mobilidade Urbana, que é uma denominação mais moderna e abrangente. Isso equipara Feira a outras cidades grandes do nosso país, como Salvador e Vitória da Conquista, que já adotaram essa concepção de mobilidade urbana há mais tempo. Feira de Santana chega atrasada, mas finalmente chega. O mais importante deste projeto foi a criação do Fundo de Mobilidade Urbana.
Fundos para mobilidade e meio ambiente
O governo federal tem vários fundos para mobilidade e meio ambiente, são bilhões de reais e nós não conseguiríamos acessar esses fundos se a gente não tivesse esse Fundo de Mobilidade Urbana. Quando você pede um financiamento a um órgão estrangeiro, a outra instância de governo, ao município, é exigida uma contrapartida. Se você oferece a contrapartida pela fonte 00, que é a fonte que socorre todos os setores do governo, aquele que empresta, ele não tem 100% de garantia de que você eventualmente não possa pagar, porque você pode ter uma emergência como seca, enchente ou pandemia, e obviamente a fonte 00 teria que socorrer essa emergência com prioridade.
Na medida em que você tem o fundo de mobilidade urbana, este fundo não pode ter os seus recursos desviados para outra finalidade, assim como é com o Fundef, que só pode ter os seus recursos aplicados na educação, assim é com o SUS, que só pode ter os seus recursos aplicados na saúde.
Então, a criação do fundo de mobilidade urbana foi um instrumento que a Câmara de Vereadores oferece a Feira de Santana para que nós possamos fazer a captação de recursos para a mobilidade. E aí não são só os ônibus elétricos.
Viagem
Fui a São Paulo com o Prefeito Colbert. Vamos tentar trazer ônibus elétricos. Agora, inclusive, apresentamos no PAC ao Governo Federal um pedido para a liberação de ônibus elétricos para este ano. Eles são não poluentes, mas sobretudo, há a possibilidade de obter recursos para construir ciclovias, ciclofaixas, pistas exclusivas de ônibus e realizar sinalização horizontal, vertical e semafórica. Enfim, um conjunto de providências ligadas à mobilidade, com a gravação de prioridades, em primeiro lugar o pedestre e em segundo lugar o ciclismo.
Câmaras e corredores de tráfego
Nos corredores de tráfego dos ônibus, carros de passeio não podem circular. Estamos monitorando esses locais e os veículos de passeio que trafegarem nesses corredores serão multados.
Estamos vendo a possibilidade com o prefeito de liberar os taxistas com passageiros para terem o direito de circular nesses corredores sem serem multados.
A via de acesso que sai da avenida Getúlio Vargas cortando a avenida João Durval Carneiro já está com duas câmeras instaladas e funcionando. Essas câmeras já estão aplicando multas aos veículos que usarem esse desvio, pois apenas ônibus têm permissão para esse acesso.
Pontos de integração da avenida João Durval Carneiro
Estamos realizando reparos e manutenção nos pontos de integração BRT da João Durval para verificar quando e como podemos colocá-los em funcionamento para atender à população.
Matéria: João Paulo