Em Feira de Santana, a ganhadora do milhão do Programa Luciano Huck, "Jullie Dutra", fala dos desafios para as mães e pais de filhos com autismo.

É um prazer estar falando com todos os feirenses, em especial do 'Ronda Geral Bahia'. Então, falar sobre autismo é uma honra para mim, que tenho uma filha com traços de autismo. O autismo ainda está engatilhando neste país e, assim, não é um problema de um estado ou de outro, é um problema nacional. As políticas públicas ainda estão caminhando, ainda não encontraram uma luz no fim do túnel. Eu, como mãe, sinto muita dificuldade no quesito inclusão. Tanto as escolas privadas quanto as públicas têm muita dificuldade em atender a criança autista em suas especialidades, porque a gente sabe também que o autismo é um mundo onde cada um tem um perfil diferente, cada um tem um nível diferente, cada um tem um entendimento e um suporte diferente, e cabe às escolas se adequarem para poderem estar capacitadas para receber esse aluno conforme ele necessita e ele precisa ser acolhido, porque ele precisa estudar, ele precisa ser inserido, e essa barreira é uma das coisas que mais me deixam inquieta no cenário nacional. Mas vamos sim em busca da melhoria e do espaço com qualidade para todos os autistas desse país.

Investimento e projeto
Eu acabei de desenvolver um aplicativo que ainda está na fase experimental. Trata-se de um aplicativo que tem como objetivo oferecer terapias online para pessoas que não têm condições financeiras e não conseguem acesso via SUS, além de capacitar professores. O aplicativo combina habilidades de comunicação para estimular a interação, reunindo todos os níveis de suporte terapêutico classificados em níveis 1, 2 e 3, e também estabelece uma conexão com a escola. É uma tentativa de integrar três ferramentas: a escola, a casa, a família e o paciente, juntamente com as terapias. Estou analisando e estruturando esse projeto, já o apresentei para o poder público e eles estão analisando o projeto.

Encontro com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
A governadora Raquel Lyra me convidou para ir ao Galo da Madrugada e, na oportunidade, até conversei com ela, pois estou montando um instituto que poderá levar educação para as mulheres e também inseri-las no mercado de trabalho. Falei com Raquel sobre a criação desse instituto e ela me deu a palavra de que eu poderia tentar viabilizar parcerias privadas com empresas do estado para me auxiliar nesse projeto do instituto que atenderá mulheres.

Bahia
Aqui na Bahia, eu tenho um carinho muito grande por esse estado, me identifico com a Bahia. Esse projeto também será implantado aqui, sem dúvidas, e creio que em outros estados também vamos levar o projeto para todos que têm filhos com autismo. Esses desafios serão de todos nós juntos.

Política
Eu já faço política, a partir do momento em que vivo dentro dela. Mais sobre ser candidata nas eleições de 2024, não tenho esse interesse. Não me vejo nesse mundo de ser parlamentar nesse país, mas vou sim procurar ajustar de um jeito ou de outro para dar melhores condições de atendimento para todos que têm autismo. E assim vamos em busca de melhorias.

Por: Ronda Geral Bahia

Foto: João Paulo (Jullie Dutra)

Foto: João Paulo (Jullie Dutra).




Postagem Anterior Próxima Postagem