As unidades de saúde de Feira de Santana estão recebendo um grande número de pacientes com a suspeita de estar com dengue. Em muitos dos atendimentos, logo após o diagnóstico do exame, fica confirmada a contaminação. Caso o paciente esteja com a contagem de plaquetas normal, de 150, ele é orientado pelo profissional de saúde a tomar alguns cuidados, como consumir bastante líquido para que essas plaquetas não baixem.
Caso os sintomas não melhorem, ele é orientado a retornar à unidade de saúde para um novo exame, e dessa forma nada é resolvido, ficando em um jogo de empurra-empurra, uma vez que o paciente não tem um remédio que resolva seu problema com o vírus.
Depois de tanto tempo de sofrimento, o paciente fica internado no soro para que seu caso seja amenizado e ele possa ser liberado e voltar para casa.
Por outro lado, a população tem que entender que o mosquito existe e é tão pequeno que é capaz de derrubar o mais brabo e corajoso ser humano.
A gente vê casas com água em vasos de plantas, moradores que não abrem a porta para o agente de endemias e com isso contribuem para o crescimento da proliferação do mosquito da dengue.
Matéria: João Paulo