Prefeito Colbert Martins fala das ações contra a dengue e sobre o retorno das aulas no município.

Começamos agora no dia 15, recebemos as vacinas ontem a partir das 18h30 e hoje, quinta-feira (15), pela manhã, já estamos começando a vacinar aqui na sede da Secretaria de Saúde e no posto junto ao antigo Feria Tênis Clube (FTC). Foi feito isso porque não conseguimos organizar de forma mais rápida a distribuição em todas as outras unidades de saúde. Amanhã, sexta-feira (16), a distribuição acontecerá em qualquer unidade de saúde, inclusive aqui na sede e nos próprios distritos.

Público-Alvo
Nessa primeira etapa, o público-alvo será de 10 a 14 anos, com prioridade absoluta, pois temos apenas 17.688 doses no início e não temos quantidade suficiente de doses maiores para aplicação de duas doses. É importante lembrar que essa vacina só traz vantagens se for feito o reforço. Portanto, vamos admitir que o Ministério tivesse enviado 35.000 doses, o dobro facilitaria atender um bom número de pessoas.

Uma dose só não é suficiente. Então, as vacinas estão sendo importadas do Japão. No ano passado, a Anvisa autorizou a aplicação da vacina contra a dengue e estávamos esperando essas doses chegarem aqui para serem aplicadas pelo município. A rede privada já tinha as vacinas, que estão sendo vendidas a um custo alto, para a dengue. O Ministério da Saúde do Brasil vai utilizar essa vacina importada do Japão e o público-alvo é de 10 a 14 anos, com 17 mil doses disponíveis. Nossa expectativa era vacinar mais de 20 mil pessoas. Portanto, precisamos restringir essa quantidade.

Distrito
Os distritos começam a receber essas vacinas no sábado. Hoje é quinta-feira (14) e estamos nos organizando para começar em Humildes, que é o primeiro distrito a receber as vacinas, já no sábado (17), e no domingo no distrito de Maria Quitéria (São José). Humildes tem um nível elevado de casos de dengue, portanto, estamos nos preparando para essa atenção. A partir de amanhã, sexta-feira (16), toda a nossa rede já terá as doses, mesmo em número reduzido, mas teremos sim.

Intervalo de aplicação
O intervalo entre uma dose e outra é de 60 dias em crianças. É importante observar se as crianças têm alguma outra doença, portanto, é preciso ter cuidado para verificar qual é o limite da contraindicação. Estamos falando da dengue, frisou o prefeito.

Covid-19
A Covid é a mesma coisa, tem alguns momentos de contraindicação. Não se pode aplicar as duas vacinas ao mesmo tempo, porque são dois tipos de vírus. "Uma pessoa outro dia me ligou e fez a pergunta: por que não vacinar em um braço e outro?", eu respondi: porque isso é vírus. E vírus é algo extremamente perigoso. Todos os vírus precisam de um nível de cuidado para que você não misture esses vírus com outros vírus.

Educação
Tudo pronto, as matrículas estão sendo feitas online. Nós já estamos com mais de 59 mil alunos matriculados neste momento. Temos algumas vagas ainda abertas, quem chegar nós vamos matricular. As crianças todas tiveram prioridade absoluta. As outras escolas todas que estão prontas para serem entregues, todas estão prontas com suas matrículas regulares. Nós estamos com um novo sistema, um novo mecanismo de merenda escolar que é muito mais rápido e muito mais eficiente, mais nutritivo do que tínhamos antes. Com todos os computadores de sala de aula distribuídos, são 17.500 Chromebooks também. Nós estamos colocando cabo de rede de internet em todas as nossas 214 escolas.

Estamos fazendo tudo o que a gente pode fazer para ser o melhor na educação. Na semana passada, estive com o ex-prefeito de Sobral, que é parte de um grupo que está aqui em Feira desde julho do ano passado, nos ajudando a ver a forma como Sobral fez a mudança na educação. Queremos implementar aqui em Feira de Santana esse mesmo sistema de educação.

Por: Ronda Geral Bahia

Foto: Ronda Geral Bahia

Foto: Ronda Geral Bahia 




Postagem Anterior Próxima Postagem