Há 11 meses à frente da 97ª de Irará, tenho procurado fazer o meu melhor juntamente com meu efetivo. Para mim, é motivo de alegria o reconhecimento do nosso trabalho. Fico muito feliz por ter a oportunidade de mostrar a força feminina também na operacionalidade. Isso é importante para nós, mulheres, que temos a oportunidade de ser linha de frente de um comando de equipe. É um reconhecimento e é bom ser uma referência para as demais mulheres da corporação e para essa juventude que está vindo. Ainda assim, temos que ser exemplo para elas.
Coordenação
No último sábado (15), foi publicada uma nova portaria com alterações. Nós temos hoje quatro municípios: Irará, Oriçangas, Pedrão e Água Fria. Com essa nova configuração, sairão do nosso comando as cidades de Oriçangas e Pedrão, que passarão a fazer parte do batalhão de Alagoinhas. Além disso, serão acrescentados mais seis municípios: Santanópolis, Coração de Maria, Amélia Rodrigues, Teodoro Sampaio, Terra Nova e Conceição do Jacuípe (Berimbau). Com esse aumento, teremos uma unidade muito grande, abrangendo um território extenso, mas ainda assim com muitos desafios e certamente muitas conquistas para a área operacional.
Efetivo
Nós temos um efetivo aproximado de 120 policiais. Esse número é dinâmico e certamente teremos o dobro do efetivo apresentado, porque quando muda essa configuração de área, nós recebemos o efetivo que está alocado nas localidades. Então, todo efetivo que está hoje escalado nas respectivas unidades permanecerá por lá, e não muda nada em relação ao efetivo. Só vamos crescer em pujância, tornando a unidade mais robusta em recursos e área territorial.
Planejamento para o São João
Nós iniciamos o planejamento desde quando as prefeituras municipais nos informaram as programações. Vai ter eventos em todas as cidades de nossa cobertura, todos os municípios nós teremos efetivos dos nossos homens já a partir de amanhã, sexta-feira (21), até o dia 29, atendendo assim o São João e São Pedro. Estamos aí, cientes da nossa missão, já com a nossa programação, com o nosso planejamento feito, agora é só executar para proporcionar segurança a toda a população iraraense e circunvizinha.
Dificuldades
Em todo canto há dificuldades no posto de trabalho e na segurança pública, não é diferente, nosso policiamento ostensivo, a nossa missão constitucional está pronta e preparada para qualquer desafio, mas as peculiaridades regionais são diferentes, então foram muitos desafios, é uma nova aprendizagem, mas não tem nada muito diferente do que a gente já faz com esforço e dedicação, a gente só muda os processos, a forma de se fazer.
Por: Ronda Geral Bahia.