Santanópolis fica situada entre os municípios limítrofes de Feira de Santana, Santa Bárbara, Lamarão, Água Fria, Irará e Coração de Maria. O município foi fundado no dia 13 de julho de 1962 e seu nome foi alterado para Santanópolis por sugestão de uma professora devota de Senhora Santana. O território deste município integrava o município de Irará e seu povoamento iniciou-se no final do século XIX por fazendeiros que ali se estabeleceram, desenvolvendo a criação de gado.
Em 1910, em terreno doado em um povoado, foi construída a capela do Senhor do Bonfim e iniciou-se o povoado de Quaresma, elevado à vila em 1922. Em 1962, foi criado o município de Santanópolis, na Bahia. A 36 km de Feira de Santana e a 147 km da capital baiana, o município faz parte do Portal do Sertão e é um dos municípios mais crescentes no desenvolvimento econômico da região.
A cidade de Santanópolis, com sua população de 8.716 habitantes, segundo o último levantamento do IBGE em 2022, o município vem se desenvolvendo a cada dia na economia, educação, saúde, agricultura, esporte, cultura e segurança. A população santanopolinense tem visto o desenvolvimento do município e tem aprovado essas evoluções nos últimos três anos e seis meses.
Na manhã deste sábado (13), na praça principal, teve a cerimônia de hasteamento das bandeiras brasileira, baiana e santanopolinense em comemoração aos 62 anos de emancipação política. Na cerimônia, estiveram presentes o secretário de administração e finanças do município, Sérgio Chavier, a secretária de educação do município, Ana Margarida de Brito, e o chefe de governo, Moacir Cerqueira, todos participaram do hasteamento. Também estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades municipais.
Logo após a cerimônia, foi celebrada uma missa na Igreja Matriz Senhor do Bonfim.
Por: Ronda Geral Bahia