No início da gestão do prefeito José Ronaldo de Carvalho, ele apresentou seu quadro de secretários e disse que iria focar nas atuações nos distritos de Feira de Santana. Chegamos a 83 dias de gestão e o secretário de Agricultura do município, Silvaney Araújo, faz um balanço das ações já feitas pela pasta.
"Hoje chegamos a 83 dias de gestão como secretária de Agricultura, uma pasta que requer um desempenho focado no feirense, mais precisamente no homem e na mulher do campo, assim como nos trabalhadores que atuam nas feiras livres da cidade, seja nos bairros, no centro e no próprio Centro de Abastecimento. O prefeito nos pediu que tivéssemos um olhar voltado para esse povo, e assim estamos fazendo", disse o secretário.
Recebemos uma equipe de presidentes de associações para um diálogo, onde ouvimos a demanda de cada uma das associações e vamos estar atendendo todas que vieram aqui para essa reunião. A demanda de cada uma delas não é fácil, mas vamos sim atender. O pessoal dos distritos tem seu trabalho que contribui diretamente com a economia da cidade na agricultura, e isso é muito importante. Sem a mão de obra do homem do campo, a agricultura familiar de Feira de Santana não flui a agricultura familiar de Feira de Santana.
Assistência no plantio:
Todos os agricultores que nos procuraram passaram por um cadastramento, onde, através desse cadastro, eles vão estar recebendo sementes para o plantio em suas roças e poderão dar início a uma plantação que lhes renderá frutos no tempo da colheita desse plantio.
Parcerias:
A secretária de Agricultura, por meio da prefeitura, tem feito contatos com algumas agências "Bancos" para que esses trabalhadores do campo possam ter uma linha de crédito liberada para uso em suas roças e, assim, ter uma pequena taxa de juros sobre cada valor liberado a eles.
2° Copa de Marchado do Mangalarga Marcgador:
A 2ª Copa de Marcha do Mangalarga Marchador aconteceu nos dias 21 e 22 de março de 2025, no Parque de Exposições João Martins da Silva. O evento premiou competidores de várias regiões do Brasil com R$ 30 mil.
A competição contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana por meio da secretaria de agricultura na direção do secretário Silvaney Araújo, que reforçou a importância da cidade como polo agropecuário e centro de referência na criação de cavalos da raça Mangalarga Marchador. A raça Mangalarga Marchador é responsável pelo rebanho equino mais representativo do Brasil e possui a marcha como andamento natural. Esses tipos de eventos no Parque de Exposições é importante porque gerar a economia na cidade. Agora, em junho, de 4 a 8, teremos lá no parque a Expo Portal 2025, que será uma outra grande movimentação na agropecuária de Feira. Não só os criadores de animais feirenses participarão, mas também outros criadores de outras cidades e até de outros estados virão para esse evento.
Já em setembro, teremos a Expofeira, que é outro grande evento que movimenta a cidade e traz vários criadores de animais de vários estados, e isso fomenta a agricultura. Além disso, haverá estandes que serão montados para a venda de equipamentos do campo, como máquinas, que são uma demanda para o agricultor que utiliza muitas máquinas em seus plantios. Além de tudo isso, vamos ter a movimentação de shows, que também é outra geração de renda, nos dias do evento no Parque de Exposições.
Por: Ronda Geral Bahia.