A 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi aberta pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, na manhã desta terça-feira (11), no auditório do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS). Participam representantes da sociedade civil, profissionais de saúde e representantes de conselhos regionais de saúde.
O encontro prossegue nesta quarta-feira (12) tendo como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. O objetivo é discutir propostas e diretrizes para melhorar as condições de trabalho.
O gestor da pasta, que também é presidente do Conselho Municipal de Saúde, destacou a importância desse encontro observando que para além das questões relacionadas à saúde, é necessário discutir as determinantes sociais.
Ainda, Rodrigo Matos pontuou o papel do SUS no controle social representado nos conselhos, observando "como um sistema que é inclusivo, integral e universal, que prioriza a equidade com um princípio filosófico doutrinário".
"Não existe produção sem trabalhador, isso não é uma questão meramente retórica. É uma questão objetiva e por isso que a gente sabe que não há produtividade sem saúde. Não temos produtividade sem qualidade de vida", afirmou Rodrigo Matos.
Durante a conferência estão sendo debatidos os seguintes eixos: “As Políticas Estadual e Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”; “As Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora” e “Participação Popular na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Efetivação do Controle Social”.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal, observou o aumento de problemas mentais que afetam a saúde do trabalhador e destacou a invisibilidade e vulnerabilidade do trabalhador informal, citando os motoristas por aplicativos e os motociclistas.
"Precisamos refletir sobre a novas relações de trabalho no mundo contemporâneo. Nos preocupa muito o número de trabalhadores adoecidos pelo trabalho e mais ainda as altas incidências de mulheres que adoecem pelo trabalho. Essa reflexão precisa ir adiante na tentativa da proteção desses trabalhadores", considerou.
Também durante o evento serão eleitos 16 delegados que vão representar Feira de Santana na Conferência de Saúde Macrorregional da Região de Saúde Centro/Leste, que será realizada no município em abril. Entre os eleitos serão oito delegados do segmento usuários, quatro do segmento trabalhador e quatro do segmento gestão.
A realização da 2ª conferência está a cargo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde.
Por: Ascom Prefeitura/ SMS.