Promulgada lei que garante gratuidade no transporte público a portadores de anemia falciforme e fibromialgia

Um projeto de lei que garante a gratuidade do transporte público para pessoas portadoras de fibromialgia e anemia falciforme, em Feira de Santana, foi promulgado hoje (12), pela Câmara Municipal. A proposta, de autoria do vereador Pedro Américo (Cidadania), entra em vigor imediatamente após a publicação no Diário Oficial do Município, que deve ocorrer ainda esta semana.

O projeto altera o dispositivo da Lei Ordinária 2.397/2003, garantindo o direito à gratuidade, nos ônibus do transporte coletivo, para os portadores de anemia falciforme sem crise, falciforme com crise ou quaisquer outros tipos de anemia falciforme e de fibromialgia.

No momento da promulgação, no final da sessão ordinária, o presidente do Legislativo, Marcos Lima (UB) convidou para compor a Mesa Diretora a dirigente do Conselho da Pessoa com Deficiência (CPD), Rosilene Oliveira Costa. Vários pacientes e familiares puderam adentrar ao plenário, para acompanhar mais de perto a cerimônia.

“Parabenizo os membros do Conselho, em nome de Rosa, que há muitos anos lutam por esta conquista. Parabéns também aos vereadores que debateram e aprovaram esta proposta. É uma grande vitória, grande momento. Não tenho dúvidas de que esta Casa garantirá mais vitórias”, discursou o vereador Pedro Américo.

A Rosileide destaca mais essa vitória, fruto da sua luta incansável pela melhoria dessas pessoas que já têm um desafio na sociedade e que agora podem se sentir aliviadas e vistas, em um ambiente onde se sentiam excluídas. Mas agora, elas podem se sentir vitoriosas. Ela disse que o próximo passo é fazer essa fiscalização com o apoio do município para realizar uma campanha de conscientização com os comerciantes de Feira de Santana, para que comecem a rever a implantação de rampas com acessibilidade para os cadeirantes, principalmente nas farmácias. Com a aprovação e mudança no projeto, o próximo passo é fazer uma fiscalização e estipular um prazo para que se adequem. Passado o prazo, aqueles que não cumprirem a nova regra serão notificados e multados. Disse a Rosileide.

Por: Ronda Geral Bahia.

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia (Dirigente do Conselho da Pessoa com Deficiência (CPD), Rosilene Oliveira Costa).






Postagem Anterior Próxima Postagem