Balanço da Secretaria de Limpeza Pública (SESP) nos primeiros 112 dias de 2025

O Secretário de Limpeza Pública de Feira de Santana, Justiniano França, fez um resumo das ações da SESP nesses 112 dias de gestão.

No centro de abastecimento, foi realizado um mutirão onde foram retiradas 8 toneladas de lixo em um só dia. Já na Feirinha da Estação Nova, foram retiradas 101 toneladas de lixo, entre resíduos, cocos, lixos acumulados e até mesmo restos de construção civil e móveis velhos jogados em uma área aberta que serve como estacionamento para carga e descarga de mercadorias dos feirantes.

Limpeza nos bairros
Fizemos mutirões nos seguintes bairros: Campo Limpo, José Ronaldo, Diadema, Bom Viver, Morada das Árvores, George Américo, Morada Tropical, Feira IX, Santa Mônica e também nas principais avenidas da cidade. O foco agora é a região da micareta, onde já fizemos poda de árvores na Avenida Getúlio Vargas e na região do entorno da Avenida Presidente Dutra. Após a micareta, vamos dar continuidade nos bairros, começando pela Conceição, seguida do Expansão do Feira IX, Feira IV e Rua Nova, e, em seguida, para os condomínios do Minha Casa Minha Vida na Asa Branca. Já fizemos todos os condomínios do Minha Casa Minha Vida da Mangabeira, na Avenida Iguatemi.

Distritos 
Dos 8 distritos de Feira, já fizemos 4. Vamos fazer os que faltam, que são: Jaíba, Tiquaruçu, Matinha e Maria Quitéria-São José.

Operação micareta 
Estamos montando nossa equipe de limpeza para atuar nos dias da micareta, para não deixar que os lixos se acumulem. Vamos estar com equipes preparadas para sair logo atrás dos blocos, já realizando as limpezas imediatas e seguindo com o caminhão-pipa, lavando a avenida para que não fique o odor e, no dia seguinte, a avenida esteja limpa para todos.

Descartes de lixo irregular 
Fizemos o cadastramento e recadastramento dos veículos que transportam resíduos da construção civil, e esse cadastro serve para os comerciantes de cocos também.

Punição para os flagrantes de descartes irregulares
Cada um que for flagrado fazendo o descarte irregular será multado com um valor de R$ 1.000,00 na primeira infração. Na segunda, esse valor será dobrado e assim sucessivamente. As fiscalizações serão intensificadas; vamos colocar mais veículos para ampliar a frota de fiscalização e também faremos a apreensão dos veículos que forem flagrados. Além da multa para a pessoa, esse veículo também será multado.

Na semana passada, fizemos uma força-tarefa onde já conseguimos apreender algumas caixas coletoras que estavam sem o adesivo do credenciamento. Foram aplicadas multas aos proprietários, que já quitaram as multas e as diárias das caixas coletoras, e já fizeram a retirada desses materiais de onde ficam guardados. Precisamos manter a cidade limpa e a população precisa entender que essa falta de cultura só traz consequências para eles e para a cidade também. Quando a população entender isso, eu creio que a cidade será outra; enfatizou o secretário Justiniano França.

Por: Ronda Geral Bahia.

Foto: Divulgação/ Ronda Geral Bahia (Secretário de Limpeza Pública; Justiniano França).
Postagem Anterior Próxima Postagem