O prefeito de Santa Bárbara, Edifrancio Oliveira (PSD), juntamente com seu vice-prefeito, Jacó Lopes, reuniu a imprensa para apresentar o balanço dos 100 dias de gestão no município. Nessa coletiva, foram apresentadas diversas ações já concluídas na cidade, onde todas as secretarias estiveram imbuídas nas ações que foram apresentadas pelo prefeito.
Um dos pontos que ficou marcado na coletiva foi a não realização do São João 2025, onde ele irá fazer o investimento na implantação de um polo industrial, que irá gerar emprego para a população barbarense. Edifrancio disse que hoje alguns irão lhe crucificar, mas amanhã vão olhar para trás e vão dizer que eu, "Edifrancio Oliveira", acertei em investir em um polo que empregou famílias que precisavam de uma oportunidade de trabalho. "Quando as pessoas entenderem a importância dessa minha decisão, elas vão me agradecer pela minha decisão, embora os que estão contra a minha decisão são a minoria que não quer ver Santa Bárbara crescer fica procurando tumultuar, mas eu não me preocupo com isso, porque a maioria está de acordo com minha decisão de não fazer o São João deste ano de 2025. Pessoas que são de Santa Bárbara, mas não moram aqui, vêm constantemente para a cidade e têm me ligado, além de mandarem mensagens me parabenizando pela decisão tomada. Pessoas que estão longe de Santa Bárbara entenderam a importância de tudo isso e não são os contrários daqui que vão me abalar.
Além desse cancelamento, também temos os benefícios que Santa Bárbara ganhou. Entregamos um ônibus escolar, três veículos pequenos para três secretarias, além de uma ambulância, todos zero km. Também entregamos uma máquina patrol e muitos outros benefícios que contribuíram para a melhoria do nosso município. Temos a nova construção do centro de abastecimento, as ruas que estão sendo beneficiadas com asfalto e as estradas que foram patroladas nos distritos, sem falar nos investimentos dos mutirões de limpeza que a cidade está recebendo.
O que mais pesou nesses 100 dias de governo?
O maior peso foi tomar a decisão de não realizar o São João 2025, onde a população e os comerciantes já ficam ansiosos por essa data para faturar mais. Por outro lado, eles compreenderam que isso me deu um certo alívio. Mas Santa Bárbara não ficará sem festas; vamos fazer a festa do Romeu e Julieta em setembro e também a festa em dezembro, que é no Natal. Para essa festa do Romeu e Julieta, vamos apresentar uma novidade: a participação de estandes com chocolates. Essa ideia surgiu depois que estive em Portugal, onde tive troca de experiências que resolvi trazer para Santa Bárbara.
Cultura
A cultura de Santa Bárbara é forte, mas nem por isso ela vai se acabar. O São João é uma festa pela qual todos ficam ansiosos para que seja realizada. Em 2025, a minha decisão será em benefício de uma mudança significativa para Santa Bárbara, daqui a 10, 15 ou 20 anos, onde as pessoas olharão e dirão: "De fato, o prefeito Edifrancio fez a diferença quando tomou a decisão de implantar o Polo aqui para o município", uma vez que isso vai beneficiar as pessoas, gerar renda e trazer postos de trabalho para Santa Bárbara. O São João acontece todos os anos; um ano que não ocorrer não vai fazer diferença prejuízo para os empresários e comerciantes de Santa Bárbara. Todos vão ganhar, todos vão ser beneficiados. Agora é pensar no amanhã. O avanço de Santa Bárbara começou e vamos, sim, levar adiante a transformação aqui da capital do requeijão. Enfatizou o prefeito.
Por: Ronda Geral Bahia.