Com mais de 220 mil visitantes e sem registro de crimes graves, a Secretaria da Segurança Pública concluiu, nesta quarta-feira (23), a Operação Navio. A ação, realizada entre outubro de 2024 e abril de 2025, contou com reforço de equipes das Polícias Civil e Militar em áreas turísticas e estratégicas.
A último navio esperado pelas equipes atracou no Porto de Salvador, com quase quatro mil turistas. Cinquenta e nove grandes embarcações de transporte de passageiros passaram pela cidade.
Durante as ações preventivas e de inteligência, dois falsos pintores tribais acabaram presos em flagrante e tiveram as capturas revertidas para prisão preventiva.
Um Posto de Atendimento da Delegacia de Proteção ao Turista (DELTUR) foi disponibilizado no Porto de Salvador. A titular da unidade, delegada Camila Albuquerque, salientou que policiais com domínio em diferentes idiomas acompanharam os desembarques.
A equipe da sede da unidade, no Pelourinho, contou com reforço. Em fevereiro, o Governo do Estado entregou também uma nova Deltur na Barra, ampliando o atendimento para pessoas de diferentes nacionalidades.
Aproximação com o público
Durante todo o período, profissionais bilíngues da PM, com domínio em inglês e espanhol, recepcionaram os visitantes.
As equipes foram distribuídas no Porto de Salvador, na área de desembarque, na região do Comércio, principais ligações entre as Cidades Alta e Baixa, Mercado Modelo, Pelourinho, Basílicas da Conceição e do Bonfim, Farol da Barra, Praia do Forte, Flamengo, Stella Maris, entre outros pontos.
O tenente-coronel Wellington Morais, comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BEPTUR), reforçou a atuação integrada com a PC para o acolhimento do público e sucesso da operação. O oficial frisou que, mesmo após a conclusão da operação, as equipes continuam as ações nos principais pontos turísticos da capital.
“Estamos organizando o Curso Básico de Policiamento Turístico, previsto para maio deste ano. É uma capacitação em idiomas, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado”, antecipou o TC.
Por: SSP-BA/Texto: Marcia Santana.