O Programa Bahia Sem Fome recebeu, nesta sexta-feira (25), a Carta Política da Missão Josué de Castro (MJC) na Bahia. O documento foi entregue durante o Ato Político de encerramento do 1º Seminário da MJC no Estado, realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
A entrega da carta simboliza o compromisso coletivo de organizações populares, sociedade civil e governo estadual com a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN). Durante três dias de programação (23 a 25 de julho), o seminário promoveu debates, trabalhos em grupo e apresentação de diagnósticos sobre o cenário da fome e das políticas públicas no Estado.
“Esse é um momento histórico. A Missão Josué de Castro representa uma mobilização coletiva em torno de um dos maiores desafios do nosso tempo: garantir comida de verdade no prato de todos os baianos e baianas”, afirmou Tiago Pereira, coordenador-geral do Programa Bahia Sem Fome, durante o ato.
A Carta Política reúne os principais consensos construídos durante o seminário e traça diretrizes para a atuação da missão na Bahia, com ênfase no fortalecimento de ações territoriais, soberania alimentar, acesso à água e transição dos sistemas alimentares.
“A missão não trata apenas da fome como ausência, mas propõe uma nova perspectiva: a valorização do alimento como direito e da soberania alimentar. Reconhecemos no Bahia Sem Fome a principal mediação entre a missão e o governo estadual, e esperamos que esse diálogo fortaleça as políticas públicas já em curso e amplie espaços de participação popular na construção de soluções permanentes para o combate à fome no estado,” afirmou Leomarcio Araújo, um dos dirigentes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
O ato contou com a presença de representantes da Casa Civil, Secretaria de Desencolvimento Rural (SDR), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), do deputado estadual Marcelino Galo, autor da Lei 21.916/2016, que cria a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica na Bahia, do Consea-BA, além de diversas organizações da sociedade civil articuladas na Missão Josué de Castro.
O seminário prevê para o fim de 2025 a apresentação de um Projeto Executivo da MJC em ato público na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), consolidando o pacto entre Estado e sociedade pela superação da fome.
Sobre a Missão Josué de Castro:
Inspirada na obra e no legado do médico e geógrafo pernambucano Josué de Castro, a missão mobiliza diversos territórios brasileiros em torno da construção de políticas públicas para enfrentar as causas estruturais da fome.
Assessoria de imprensa: Camila Fiúza.