Hospital Regional da Chapada realiza cirurgia com monitoramento avançado de anestesia

Uma cirurgia inovadora, com uso de recursos de última geração para garantir ainda mais segurança aos pacientes, foi realizada no Hospital Regional da Chapada (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) sob gestão da Fundação Fabamed. O procedimento chamado videocolecistectomia, técnica minimamente invasiva para retirada da vesícula biliar, contou com controle anestésico baseado em tecnologia de ponta e foi realizado na última semana.

Coordenador da anestesiologia da unidade, o médico Elvano Lacerda Neto explica que a intervenção foi conduzida com anestesia geral venosa alvo-controlada e uma série de monitoramentos que vão além do padrão obrigatório. “Além da cardioscopia, oximetria, capnografia e monitoramento da pressão arterial, utilizamos equipamentos que acompanham o bloqueio neuromuscular e a profundidade da consciência do paciente”, detalha o anestesiologista.

Entre os recursos empregados, destaca-se o monitor capaz de avaliar o nível de consciência e a resposta à dor durante a anestesia. “Isso nos dá a segurança de que o paciente está em sono profundo, sem risco de percepção auditiva do ambiente. Também reduz as chances de uma anestesia superficial, que pode causar desconfortos. É um cuidado essencial para um despertar suave e tranquilo”, completa.

Outro equipamento utilizado permite o acompanhamento em tempo real do grau de bloqueio dos músculos, algo fundamental especialmente nos momentos de intubação, manutenção anestésica e extubação. “Com isso, garantimos que a respiração espontânea só seja retomada quando os músculos estiverem plenamente aptos. Essa é a base de uma extubação segura”, complementa Elvano.

Presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues destaca que investir em tecnologia não é apenas uma questão de inovação. “O uso de recursos avançados como esses deixa claro a qualidade da assistência prestada na unidade, que vem se consolidando como referência regional em segurança cirúrgica e humanização do cuidado”, pontua.

Referência
Inaugurado em 2017 pelo Governo do Estado, o HRC possui 96 leitos, sendo 10 de UTI. A unidade é referência para os municípios da região, ofertando atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros serviços. Com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), o HRC possui atendimento médico em diversas especialidades, tais como traumato-ortopedia, psiquiatria, clínica médica, pediatria e cirurgia geral.

Por: Sesab.

Foto: Divulgação/ Leandro Rattes


Postagem Anterior Próxima Postagem