A Maternidade Regional de Camaçari (MRC), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), tem levado o clima natalino para os bebês internados e seus familiares. Com decoração cuidadosamente pensada para criar um ambiente acolhedor e festivo, os bebês são caracterizados com itens temáticos, o que rende registros e sessões de fotos especiais.
A ação foi idealizada pelas equipes de Enfermagem e Fisioterapia. Para a diretora de Enfermagem da MRC, Thais Ronoski, a iniciativa contribui para tornar o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor, além de fortalecer vínculos, proporcionar conforto emocional e reforçar a importância do cuidado para além do aspecto técnico. “Além disso, ajuda a ressignificar a rotina intensa da UTI, transformando o espaço em um ambiente onde empatia, sensibilidade e solidariedade estão sempre presentes”, afirmou a profissional.
A proposta de cuidado humanizado está presente em toda a atuação da Maternidade Regional de Camaçari, com a adoção de uma linha de cuidado que se estende desde o pré-natal até o pós-parto. A MRC dispõe de estrutura com UTI neonatal e Unidades de Cuidados Intermediários, além da oferta de atendimento psicológico continuado e do Método Canguru, linha de cuidado especializada que prioriza o acolhimento, a segurança e o fortalecimento do vínculo entre bebê e família.
Sobre a MRC
A unidade é referência no atendimento a gestantes de alto risco, com oferta de acompanhamento integral às pacientes. Ao todo, dispõe de 107 leitos, distribuídos entre serviços como obstetrícia, neonatologia e cirurgia. O acesso pode ser feito por meio de regulação via Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ou por demanda espontânea.
Por: Ascom Sesab.


