Projetos do MPBA promovem cidadania no Nordeste de Amaralina

Mãe de três, Taís Batista realizou o sonho de renovar, gratuitamente, os documentos dos filhos.

Foto: Divulgação 


Ambulante, 38 anos, mãe de três. Tais de Lima Batista foi uma das pessoas atendidas ontem, dia 29, pelo projeto ‘Viver com Cidadania’, do Ministério Público do Estado da Bahia. O sorriso estampado no rosto traduzia a felicidade de quem passou a noite em claro trabalhando e, sem dormir, chegou a ação realizada pelo MPBA no Nordeste de Amaralina para garantir, gratuitamente, a emissão das segundas vias das certidões de nascimento dos filhos de três, nove e 18 anos de idade. “Eu tô feliz, hoje foi o dia mais feliz pra mim. Poder contar com vocês aqui hoje…só agradecer ao Ministério Público!”, disse ela após ser atendida. Vendedora de pastel, Taís Batista carregava os documentos machados e rasgados, pois não tinha condições financeiras de retirar as segundas vias, que custam R$ 60,00 cada.

Foto: Divulgação 


Além da ambulante, diversas pessoas lotaram as cadeiras instaladas provisoriamente na rua Reinaldo de Matos para atendimento. Promotores de Justiça e servidores da equipe do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis e Fundações (Caocif) providenciaram as emissões gratuitas dos documentos, enviando as solicitações aos cartórios. Em cerca de um mês, as pessoas atendidas poderão retirar o novo documento na sede do MPBA.

Além desses casos, foram promovidos atendimentos pelo projeto ‘Paternidade Responsável’, com realização de reconhecimentos de paternidade e acordos de alimentos. Diversas outras orientações foram prestadas. A presença do MPBA no bairro ocorreu durante a 4ª edição do projeto “Periferia de Direitos”. A iniciativa levou ao bairro serviços voltados à promoção da cidadania, orientação jurídica e apoio à população em situação de vulnerabilidade.

Por: MP-BA/Mai Cardoso

Foto: Divulgação 

Foto: Divulgação 


Postagem Anterior Próxima Postagem