POLÍTICA.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse que o Projeto Mais Água para a Cidade e a reforma do Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão) foram os principais assuntos de sua conversa com o prefeito Augusto Castro (PSD), durante sua agenda em Itabuna, nesta sexta-feira (3).
“A primeira coisa que ele me falou, hoje de manhã [ontem], foi sobre o estádio, mas ele também trouxe uma demanda urgente. Nós temos uma demanda urgente, que é a demanda de água”, relatou Jerônimo, em coletiva no Teatro Candinha Doria.
Representantes de Governo do Estado e Prefeitura de Itabuna devem se debruçar sobres as demandas da cidade e avaliar as condições orçamentárias, explicou Jerônimo. Também lembrou que a reforma do Itabunão foi assegurada pelo hoje ministro da Casa Civil, Rui Costa, e afirmou que honrará os compromissos assumidos pelo ex-governador.
– Uma coisa eu lhe garanto, não vai ficar sem fazer o trabalho no estádio, não vai ficar.
Mas, nós temos um problema de água em uma parte grande da cidade.
O prefeito colocou isso, defendeu os dois projetos, Agora é fazer conta, é matemática, é cofre.
O que nós pudermos antecipar dos dois projetos nós faremos, mas eu tendo a ver a questão da água – declarou Jerônimo Rodrigues.
Ele disse que entende a expectativa dos torcedores do Itabuna Esporte Clube de ver o time jogar em casa.
O Dragão do Sul vive boa fase e enfrentará o Bahia nas semifinais do Baianão 2023 (veja aqui).
“Eu também quero ver o Itabuna campeão. Torço muito pelo futebol do interior da Bahia. [O Campeonato Baiano] se afunilando agora com quatro clubes, espero que o Itabuna tenha sucesso”, afirmou.
PREFEITO
AUGUSTO QUER PARCERIA NA SEGUNDA ETAPA DO “MAIS ÁGUA”
Orçada em R$ 17 milhões, a primeira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade está em curso e consiste na ampliação da rede de abastecimento da Emasa, com nova rede adutora de seis quilômetros, além de dois mil metros de rede secundária.
Já a segunda fase será a instalação de dois reservatórios de água nos bairros Novo Jaçanã e Novo Lomanto.
Após a coletiva do governador, ainda no palco do Candinha Doria, o prefeito Augusto Castro informou ao PIMENTA que a segunda etapa do Mais Água deverá ser concretizada em parceria com o Governo do Estado.
– Hoje, enfrentamos uma grande dificuldade.
Itabuna tem 120 mil pessoas que recebem água de 15 em 15 dias. É o sistema de manobras.
Estamos com um projeto de ampliação [da rede de distribuição de água], com uma adutora de seis quilômetros e dois grandes reservatórios, um de cinco milhões de litros e outro de três milhões.
Solicitamos ao governador os dois reservatórios, [orçados em] R$ 8 milhões, porque Itabuna precisa ampliar o sistema de abastecimento e ter água 24 horas nos domicílios – disse o prefeito.