Chefe de Concessões e Permissões da SMTT, Ivan de Vavá alerta os pais a ficarem atentos com as identificações dos veículos escolares cadastrados na SMTT.

Feira de Santana tem uma frota de transportes escolares que realizam o trabalho de transportar com alunos, seja de escolas particulares ou até mesmo de algumas escolas públicas. Todos esses transportes passaram por vistoria, foram 35 transportes escolares aqui na cidade de Feira de Santana que passaram por essa vistoria, e os que ficaram de fora, se não comparecerem à secretaria, irão responder nas medidas cabíveis. Esses veículos que ainda não compareceram serão fiscalizados por nossa equipe de fiscalização da cidade.

Segurança
Todos esses transportes escolares conseguem atender à demanda das escolas do município? E como funciona a questão da vistoria para as cadeirinhas, que precisam estar nos veículos, sendo uma obrigação? Os itens de segurança incluem pneus, conservação do veículo, lanternas, freios, estepe, cintos de segurança e parte mecânica. Os veículos foram vistoriados na parte de baixo, assim como todos os documentos dos veículos e dos condutores.

Orientações e treinamentos para os profissionais
Aqui em Feira de Santana, é orientado aos motoristas, também àqueles que ficam cuidando das crianças (cuidadores e monitores), para que não ocorram imprevistos com as crianças, desde a ida para casa, durante o transporte e até a chegada na escola. "Nosso bem maior são os alunos, algo que o prefeito Colbert Filho nos cobra bastante", pois ele sempre se preocupa com a segurança das crianças. Portanto, orientamos a todos os motoristas do transporte escolar a ficarem atentos a essas situações e peço aos pais que estejam atentos antes de contratar esse serviço. Verifiquem se os veículos foram devidamente vistoriados pela Secretaria de Transporte e Trânsito (SMTT), "pois é uma responsabilidade muito grande transportar os seus filhos". Então, fiquem atentos, vejam se estão com o selo da Secretaria de Transporte e Trânsito, olhem as condições do veículo. Qualquer dúvida, é só ir ao lado do veículo e verificar o número de ordem. O número de ordem fica nas lateriais dos carros, no fundo também. Vocês podem trazer esse número de ordem para a secretaria para que possamos constatar se esse veículo foi devidamente vistoriado. Caso algum desses veículos não esteja dentro do padrão, apresente alguma irregularidade, mesmo após passar pela vistoria, sabemos que imprevistos podem ocorrer e, se constatado, os veículos serão colocados em ordem. Aqueles que passaram pela vistoria e não foram aprovados não estão aptos a rodar e transportar os alunos.

Prazo de vistorias:
Esses veículos tiveram um prazo de 30 dias para corrigir suas irregularidades. Se identificarmos algum desses veículos transportando alunos de forma irregular, o veículo será penalizado, podendo até ter sua autorização para transportar alunos cassada durante todo o ano.

Fiscalização.
A fiscalização acontece duas vezes no ano, mas os fiscais sempre fazem blitz constantes para averiguar as condições dos veículos escolares durante o ano letivo. Frisou Ivan.

Por: Ronda Geral Bahia

Foto: Divulgação 


Postagem Anterior Próxima Postagem