O deputado José de Arimateia (Republicanos) apresentou uma moção de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) à população de Camacan, pela passagem dos 63 anos de emancipação política no dia 31 de agosto, destacando sua longa relação com o município do Sul da Bahia.
No documento, ele recordou o acolhimento que sempre recebeu da população local, evidenciado pelos 140 votos que lhe foram confiados na última eleição. “Camacan é um exemplo de desenvolvimento e resistência, especialmente por sua ligação histórica com a expansão do cultivo de cacau na região”, afirmou ele, ressaltando também a importância histórica e cultural do município.
Arimateia contou que Camacan foi fundada em 1889 por famílias de Canavieiras em busca de novas terras para o cultivo de cacau e teve seu distrito criado em 1938, inicialmente denominado Vargito. Em 1953, acrescentou ele, o distrito passou a ter sede em Camacan, até que, em 31 de agosto de 1961, foi oficialmente emancipada pela Lei Estadual nº 1.465.
A moção proposta por José de Arimateia ressaltou ainda a representatividade de Camacan na Bahia e o merecimento da cidade em receber tal homenagem pelos 63 anos de sua existência. O documento será encaminhado ao prefeito Paulo César Bomfim de Oliveira e ao presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Muniz.
“A celebração dos 63 anos de Camacan é um momento de orgulho para seus moradores e simboliza a contínua trajetória de crescimento e importância desta cidade na história do Estado”, concluiu o parlamentar.
Por: ALBA.