Na manhã de hoje, quinta-feira, 15 de maio, aconteceu no auditório do Colégio São José, em Santa Bárbara, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, onde se reuniram os profissionais da saúde do município. A palestra teve como tema: "Inovação Digital no SUS: Desafios da Gestão e o Papel do Controle Social", e como palestrante a Dra. Maricelia Maia, que abordou pontos importantes para o conhecimento e aprimoramento dos profissionais da saúde que atuam diretamente com o público, além de tirar dúvidas dos agentes de saúde que vão porta a porta atender as famílias.
Cada município deve manter os cadastros dos pacientes ativos tanto na Secretaria de Saúde quanto no cadastro do SUS, para que esses pacientes possam ter seu banco de dados atualizado sempre. Isso servirá para quando precisarem de atendimentos no seu município ou em qualquer lugar do país onde forem. Caso precisem de um atendimento, basta apresentar seu documento de identificação ou cartão do SUS. Para isso, todos os profissionais que atuam diretamente com os atendimentos aos pacientes, sejam nas unidades de saúde ou nas casas com os agentes de saúde, precisam manter esse cadastro em dia; reforçou a Dra. Maricélia Maia.
Secretária de Saúde; Dra° Luna Menezes
A secretária de Saúde, Dra. Luna Menezes, destacou a importância da Conferência de Saúde, que acontece a cada quatro anos no município. "Hoje é mais um dia muito importante para a saúde de Santa Bárbara, onde os profissionais da saúde, sejam eles agentes de saúde ou profissionais que trabalham no hospital e nos PSFs, atuam diretamente no atendimento ao público. Palestras como essa são muito importantes para o desenvolvimento da saúde de Santa Bárbara", destacou Luna.
A cidade de Santa Bárbara vem se atualizando a cada dia na área da saúde, onde procuramos estar sempre em busca de melhorias e capacitação dos profissionais da saúde, além dos investimentos feitos por parte do prefeito Edifrancio Oliveira. Agora, no seu segundo mandato, ele se preocupa sempre com a nossa gente e com o atendimento em cada unidade de saúde; ele não se cansa de buscar novos investimentos para a saúde de Santa Bárbara.
Além de todos os investimentos feitos na saúde, não podemos deixar de destacar a chegada do SAMU aqui em Santa Bárbara, onde tem sido muito importante nos atendimentos à população, seja aqui na sede, na zona rural e até mesmo em atendimentos na BR. Caso precise, o SAMU está lá para prestar os atendimentos.
A saúde pelo SUS, muitas das vezes, sai na frente das unidades particulares que atendem pelos planos de saúde, que, mesmo sendo pagos, têm pacientes que passam por dificuldades nos atendimentos. O SUS é muito importante e tem uma relevância significativa para o povo brasileiro.
Vereadora; VivianeMascarenhas
Falar de saúde é uma forma de chamar a atenção da população para a importância de se cuidar sempre. Hoje, um evento desse porte, sendo realizado aqui em Santa Bárbara, é muito importante não só para a população, mas também para os profissionais de saúde, que vão sair daqui hoje com uma nova visão sobre atendimentos aos pacientes. Embora nossos profissionais da saúde já façam um belo trabalho, sempre é bom se atualizar nos conhecimentos. Eu, como vereadora e também profissional de saúde, me sinto feliz em poder participar desse seminário enriquecedor, onde todos aprendem. Disse a vereadora Viviane Mascarenhas.
Esteve presente no evento:
- Claudia Santos, secretária de Relações Institucionais
- Isaltina Falcão, vereadora
- Viviane Mascarenhas, vereadora
- Cibele Cedraz, secretária de Gabinete
- Luna Menezes, secretária de Saúde
- Gibson Carvalho, diretor da Atenção Básica e presidente do Conselho Municipal de Saúde
- Isaura Lopes, coordenadora de VIEP
- Leonice Ribeiro, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais
- Maricelia Maia, palestrante
Por: Ronda Geral Bahia.