A cidade de Santo Estêvão, que fica a 40,3 km de Feira de Santana, e que tem uma população estimada segundo o IBGE de 52.274 habitantes e é o 3° município mais populoso da região de Feira de Santana realizou um dos melhores São João de 2025 da região metropolitana de Feira de Santana, com uma estrutura que ficou na história do município nessa nova gestão do prefeito Tiago. O São João de Santo Estêvão começou no dia 20 de junho e foi até o dia 23 do mesmo mês. Durante os quatro dias de festa, foi contabilizada uma estimativa de 180 mil pessoas. Segundo o Major PM Kleber Leal, da 57ª CIPM de Santo Estêvão, ele eleva esse número com base em cálculo por metro quadrado da Praça 7 de Setembro, que daria uma média de 45 mil pessoas por dia.
O prefeito Tiago, feliz com a realização do São João de 2025 na sua gestão, destaca dois pontos muito importantes: o fomento da economia, que movimentou o comércio local no geral, e a segurança, com um investimento na iluminação que ajudou muito para o trabalho das forças de segurança, tanto da PM, Civil, Guarda Municipal quanto da segurança privada que atuaram na festa.
Além disso, o prefeito Tiago ficou feliz com os resultados da estrutura montada para receber o público, que, diga-se de passagem, deixou um brilho a mais na Praça 7 de Setembro. O prefeito também pontuou as abordagens que ele recebeu de pessoas que visitaram o São João de Santo Estêvão, e só houve elogios sobre o que encontraram e vivenciaram na cidade. Tiago falou da importância das parcerias entre o município e o comércio, que esperam a aproximação do mês de junho para que o comércio local fique movimentado, o dinheiro circule e as famílias tirem um extra a mais. "Quando pensamos em fazer uma festa voltada para todos, a gente sente no olhar das pessoas a alegria de cada uma delas na expectativa para essa data, porque elas sabem que essa é uma das datas em que poderão faturar com as vendas de seus produtos, além de outras pessoas que são contratadas para um trabalho temporário. Todos ganham quando chega o mês de junho", frisou o prefeito. Para toda essa estrutura, foram investidos, por parte do município, 6 milhões de reais, além de 300 mil destinados pelo governo do estado da Bahia.
Segurança
A Polícia Militar atuou com 300 policiais, que atenderam as cidades de Antônio Cardoso, Santo Estêvão, Ipecaetá e Anguera, além da Polícia Civil, que atuou com escrivães, delegados e investigadores nos quatro dias de festas. A Polícia Militar em Santo Estêvão não teve trabalho com ocorrências gravíssimas e, este ano, a PM trabalhou para combater quadrilhas especializadas em furtos de celulares e reforçou as fiscalizações não só à noite, no período da festa, mas durante o dia também, com abordagens e fiscalizações em atitudes suspeitas, frisou o Major PM Kleber Leal da 57ª CIPM de Santo Estêvão. Já em Anguera, a PM fez a apreensão de uma arma de fogo.
A Polícia Civil atuou na festa também com um papel importante na segurança e conseguiu tirar de circulação 9 foragidos da justiça segundo o jovem delegado Lázaro.
São João 2026
Para 2026, o prefeito Tiago cogitou a possibilidade de que o São João não seja realizado na Praça 7 de Setembro, devido aos números de pessoas apresentados pela polícia militar nos quatro dias de festa. Ele também considerou a possibilidade de fazer um São João com mais dias de festa, começando no dia 13 de junho, e a possibilidade de levar a festa para a beira do Rio Paraguaçu, onde há uma boa parte de comerciantes com bares e restaurantes às margens do rio.
Tiago também cogitou mais investimentos nas bandas locais e nas quadrilhas que fazem a abertura dos festejos e que abrilhantam a festa. "As quadrilhas juninas são atrações que não podem ficar de fora das festas juninas de Santo Estêvão. As quadrilhas são uma tradição que vem de geração em geração, e vamos manter essa raiz e dar mais visibilidade para essa cultura", disse Tiago.
Tiveram presentes na coletiva de imprensa:
- Associação dos Ambulantes de Santo Estêvão: Jussara
- Associação Comercial de Santo Estêvão: Ezio
- Prefeito de Santo Estêvão: Tiago
- Secretário de Cultura de Santo Estêvão: Rangel Campos
- Polícia Militar: Major PM Kleber Leal, 57° CIPM
- Polícia Civil: Delegado Lázaro
Por: Ronda Geral Bahia.