Hemoba atende doadores de sangue na Campanha Doar Faz Bem em Luís Eduardo Magalhães

Entre os dias 15 e 19 de julho, a Hemoba participa da campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea “Doar Faz Bem”, promovida pelas cooperativas do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, em parceria com o Hemocentro Regional de Barreiras. A ação será realizada no Laboratório Municipal de Referência Regional (LACEN), das 7h às 17h e no sábado até 12h.

Em sua nona edição, a campanha tem a participação das cooperativas Cooperfarms (Cooperativa do Produtores Rurais da Bahia), Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia), Cootransf (Cooperativa de Transportes de São Francisco), COOPGNP (Cooperativa de Transportadores de Luís Eduardo Magalhães) e Sicredi.

Com apoio da prefeitura municipal, Clínica São Camilo e LACEN, a Campanha Doar Faz Bem faz parte do Dia de Cooperar, um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A data nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Desde 2014, as cooperativas de Luís Eduardo Magalhães estão engajadas no movimento com a promoção de ações nas áreas culturais, educacionais, socioambientais e de saúde pública, como a doação de sangue.

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Cadastro de medula óssea – O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Por: Sesab.

Foto: Divulgação 


Postagem Anterior Próxima Postagem