Crea-BA promove a 12ª edição do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) nos dias 17 e 18 de agosto. Profissionais das áreas tecnológicas se reúnem em Salvador para apresentar e votar propostas que visam contribuir para o desenvolvimento das cidades, as quais serão encaminhadas ao 12º CNP, em Vitória (ES).

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) promove, nos dias 16 e 17 de agosto, em Salvador, a 12ª edição do Congresso Estadual de Profissionais (CEP). O fórum estadual, que neste ano traz o tema central “Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades”, reunirá profissionais das áreas tecnológicas de todo o estado no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. Os participantes interessados poderão fazer inscrição no local.

No primeiro dia do encontro, especialistas ministrarão palestras que irão abordar cada um dos cinco eixos temáticos – Acessibilidade e Mobilidade Urbana; Saneamento Básico; Engenharia Pública; Qualidade Ambiental; e Desenvolvimento Energético para os Municípios.

Em seguida, as propostas oriundas dos encontros microrregionais – realizados entre 2 de junho e 7 de agosto nos 28 municípios onde o Crea-BA se faz presente – serão analisadas, selecionadas, debatidas e votadas. A eleição dos delegados que representarão a Bahia no 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) marcará o encerramento do 12º CEP.

As propostas já definidas no encontro baiano serão encaminhadas e apresentadas no 12º CNP – que será realizado entre 9 e 11 de outubro em Vitória, no Espírito Santo, após o encerramento da 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), na mesma cidade.

Metodologia e resultados do 12º CNP
Pelo cumprimento da Resolução 1.013/2005, as atividades e projetos a serem apresentados no 12º CNP serão norteados pelos princípios da ética, da sustentabilidade, do desenvolvimento tecnológico e da valorização das profissões. A metodologia do encontro nacional contará com o uso de ferramentas digitais e abordagens inovadoras e efetivas, visando à promoção do conhecimento.

As propostas e soluções a serem aprovadas pelos participantes do evento poderão contribuir para a melhoria dos Índices de Progresso Social (IPS) Brasil, atualmente compostos por dados socioambientais públicos e recentes que mensuram a infraestrutura nos municípios, além do impacto na qualidade de vida das pessoas.

Quanto aos resultados, o 12º CNP espera dos seus participantes o fortalecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua, permitindo maiores visibilidade, reconhecimento e valorização do papel estratégico dos profissionais no desenvolvimento do Brasil; propostas de valor por meio de projetos e soluções inovadores, eficazes e sustentáveis para os desafios contemporâneos do país; o protagonismo em políticas públicas eficazes para o desenvolvimento nacional no âmbito do Sistema; a contribuição efetiva da Engenharia para a transformação da sociedade brasileira; e a integração com sociedade, governos, academia e indústria.

Serviço
12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP)
Datas: 16 e 17 de agosto (sábado e domingo)
Local: Hotel Mercure
Endereço: Rua da Fonte do Boi, 215, Rio Vermelho – Salvador – BA

Programação
16/08 (sábado)
– 8h00 às 9h00: Credenciamento
– 9h00 às 9h30: Solenidade de Abertura
– 9h30 às 10h00: Leitura do Regimento Interno do Congresso Estadual de Profissionais

– 10h00 às 10h30: Palestra – Eixo 1: Acessibilidade e Mobilidade Urbana
Palestrante: Urb. Juliana Paes – Especialista em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades; Diretora-Presidente da Sociedade Brasileira de Urbanismo (SBU)

– 10h30 às 11h00: Palestra – Eixo 2: Saneamento Básico (Treinamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos) Palestrante: Eng. Sanitarista e Ambiental Renavan Sobrinho.

– 11h00 às 11h30: Palestra – Eixo 3: Engenharia Pública (Reurb, Moradia, Tecnologia Social)
Palestrante: Eng. Civil Diógenes Oliveira – Mestre em Engenharia Civil e Ambiental; Doutorando em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial; Professor do DTEC/UEFS; Colaborador do EPTEC/DTEC/UEFS.

– 11h30 às 12h00: Palestra – Eixo 4: Qualidade Ambiental (Áreas verdes urbanas, emissões de CO2 por habitante, focos de calor, índice de vulnerabilidade climática dos municípios, supressão de vegetação primária e secundária)
Palestrante: Eng. Agrônomo Paulo Affonso Baqueiro – Coordenador da Comissão Organizadora do CEP; Conselheiro do Crea-BA.

– 12h00 às 12h30: Palestra – Eixo 5: Desenvolvimento Energético para os municípios (energia acessível e limpa)
Palestrante: Aguardando retorno da Coelba.

– 12h30 às 14h30: Intervalo para almoço
– 14h30 às 15h30: Formação dos grupos para análise e seleção das propostas oriundas dos encontros microrregionais
– 15h30 às 16h00: Intervalo para coffee break
– 16h00 às 17h00: Formação dos grupos para análise e seleção das propostas oriundas dos encontros microrregionais
– 17h00: Encerramento do dia
17/08 (domingo)
– 8h00 às 11h00: Formação dos grupos para análise e seleção das propostas oriundas dos encontros microrregionais
– 11h00 às 13h00: Intervalo para almoço
– 13h00 às 14h30: Debate e votação das propostas
– 14h30 às 15h00: Intervalo para coffee break
– 15h00 às 17h00: Eleição dos delegados
– 17h00: Encerramento

Por: Camila Fiuza.

Foto: Divulgação 


Postagem Anterior Próxima Postagem