“Para quem sabe o que é abrir uma geladeira e não ter o que cozinhar para os filhos, projetos como o Bahia Sem Fome são a diferença entre a dignidade e o desespero", afirmou a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, durante visita à Cozinha Comunitária e Solidária do Projeto Mus-e Brasil, no bairro da Boca do Rio, nesta sexta-feira (15).
Acompanhada pela primeira-dama da Bahia, Tatiana Velloso, Janja destacou o papel das mulheres nas ações de combate à fome: "Essa medalha não é minha, é de todos vocês. A gente tem que colocar uma medalha no peito de cada mulher que está nas cozinhas solidárias deste país, porque são elas que estão cozinhando a solidariedade e o amor ao próximo".
O Programa Bahia Sem Fome, que apoia a iniciativa visitada, distribui 6.500 refeições diárias para 31 cozinhas em Salvador, segundo Tiago Pereira, coordenador da política pública. "É o Governo do Estado fortalecendo o trabalho da sociedade civil no combate à fome", afirmou.
Iracema de Assis, 37 anos, uma das beneficiárias, relatou: "Está fazendo muita diferença na minha vida. A alimentação é completa: feijão, arroz, salada, carne e frango".
Janja lembrou a origem das cozinhas comunitárias durante a pandemia: "Foram milhões de pessoas se movimentando por outros milhões de pessoas. Eu perdi minha mãe na Covid e sei o que foi esse período de abandono".
A primeira-dama encerrou com um recado à população: "Tatiana, leve meu abraço ao Jerônimo. A Bahia inspira todo o Brasil no combate à fome".
Por: Camila Fiúza.