Uma das startups integrantes do Hub da Construção, iniciativa do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) apoiada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), a Vert Soluções Ambientais participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) como case de sucesso. No maior evento mundial sobre clima e sustentabilidade, que será realizado de 10 a 21 de novembro em Belém, no Pará, a greentech baiana foi selecionada nas categorias “Case Booklet” e “Granary of Solutions”.
A Vert foi indicada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para compor o portfólio de cases de sucesso da aliança global Sustainable Business COP30 (SB COP30), apresentando o projeto “Upcycling na transformação de resíduos complexos”. De acordo com o CEO da empresa, engenheiro civil Wesley Kelly, essa conquista valoriza soluções capazes de reinserir materiais descartados em cadeias produtivas, promovendo economia circular, redução de impactos ambientais e geração de valor econômico e social.
“Recebemos essa notícia com enorme satisfação e senso de responsabilidade. Sermos selecionados entre mais de 42 milhões de projetos, de mais de 60 países, mostra que o trabalho desenvolvido no interior da Bahia está alinhado com os desafios globais da sustentabilidade”, parabenizou.
O CEO da Vert explicou ainda que a participação da greentech na COP30 será marcada pela apresentação do booking dos cases da CNI – espaço que dará visibilidade às soluções inovadoras brasileiras diante de lideranças globais, governos, investidores e sociedade civil. “Pretendemos mostrar que é possível, a partir do interior do Brasil, criar tecnologias com alcance mundial”, frisou Wesley.
Durante doze dias, a COP30 reunirá líderes mundiais, empresas e cientistas para mostrar e escalar soluções viáveis que auxiliam no combate às mudanças climáticas. Para a startup baiana, sua presença no mais importante evento ambiental do planeta significa que suas soluções têm impacto e podem inspirar outras empresas a adotarem mudanças reais para a promoção de um futuro mais verde.
“Esperamos ampliar conexões, atrair parcerias estratégicas e consolidar a Vert como referência em inovação sustentável. Mais do que isso, queremos que a Bahia e o Brasil sejam vistos como protagonistas na transição para uma economia verde, mostrando que desenvolvimento, impacto social e preservação ambiental podem caminhar juntos”, argumentou Wesley.
Sobre a Vert
Sediada em Itapetinga, no Sudoeste baiano, a Vert Soluções Ambientais é uma empresa responsável por desenvolver tecnologias de upcycling de resíduos de difícil reciclabilidade. A startup atua no setor de inovação ambiental, transformando resíduos complexos em placas técnicas de alto desempenho para aplicação em diferentes segmentos, como construção civil, infraestrutura, logística, agroindústria e mobiliário.
Desde março, a Vert está entre as 30 startups incubadas no Hub da Construção, espaço de fomento à inovação mantido pelo Sinduscon-BA que agrega empresas voltadas ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e tecnológicas para o setor, e conta com o apoio do Crea-BA. Antes de ser indicada à COP30, a greentech já havia sido premiada com o segundo lugar no 15º Prêmio Fieb Indústria Baiana Sustentável – Uma gota de ação, um oceano de mudança.
Por: Camila Fiuza.